Siga nossas redes

Análise

Morning Call: investidores aguardam dados do payroll

Mercado está de olho no indicador de emprego dos Estados Unidos.

payroll e trabalho nos EUA
Centro de carreriras em Louisville, EUA, reabre para atendimento presencial April 15, 2021. REUTERS/Amira Karaoud/File Photo

Ásia e Europa com uma sexta-feira indefinida

A semana encerra na Ásia de forma mista, tendo queda nas bolsas Chinesas e alta no Japão, Hong Kong e Cingapura. Usando como exemplo o CSI300 que reúne as principais ações de Shenzhen e Xangai, temos a primeira semana encerrando em queda depois de uma sequência positiva de 5 semanas. Sendo assim seria natural o mercado corrigir, o importante aqui seria acompanhar o quanto ele vai respirar antes de voltar a mostrar força compradora. Lembrando que mesmo assim a visão de longo prazo por lá, não é positiva.

Na Europa a manhã desta sexta feira não é diferente, as bolsas operam com pouca variação até o momento e sem um viés. Temos que destacar que quarta e quinta feira foram pregões de recuperação, onde as bolsas somaram altas de aproximadamente +4% e realizar parte do lucro nesse momento seria normal.

Por outro lado temos a Christine Lagarde presidente do BCE, discursando às 8:55 e o mercado pode estar aguardando por novidades com relação a inflação, juros e no pior caso alguma palavra sobre recessão. O FTSE em Londres opera neste momento em leve queda de -0,10%, o CAC em Paris +0,20% e o DAX em Frankfurt +0,81%.

O futuro do SP500 opera até o momento próximo da estabilidade e deve permanecer desta forma até às 9:30 quanto será divulgado o PAYROLL, dado referente aos empregos não agrícolas no período do último mês. Aqui se o dado vier fraco o mercado pode reagir de forma positiva esperando que o FED não eleve tanto os juros no curto prazo. Já por outro lado um resultado forte de emprego abriria espaço para o FED elevar novamente os juros em 0,75 pontos percentuais na próxima reunião.

Boletim Focus

A PEC dos Benefícios que era esperada para ser resolvida esta semana, foi adiada pelo presidente da Câmara, e passa para a próxima terça-feira. Agora pela manhã junto da abertura do mercado futuro teremos a divulgação do IPCA. Na base do cálculo mensal teria uma projeção de mercado em 0,70%. Se o dado vier abaixo do esperado pelo mercado, os contratos futuros do DI podem trazer um alivio ao menos no curto prazo. Também deve ser divulgado o Boletim Focus por parte do Banco Central, após o retorno da greve dos servidores.

O Ibovespa consegue fechar acima da barreira indicada no último morning call e isso traz uma visão mais positiva para o curto prazo. Para seguir com esse viés mais otimista no diário, seria importante permanecer acima dos 99.500. A região dos 102.100 comentada ontem permanece sendo uma barreira importante, pode aparecer um número maior de vendedores nesta região. Do lado negativo a preocupação continua com mercado tendo possibilidade de buscar 95 / 90 mil pontos para o médio prazo.

gráfico do Ibovespa hoje 08-07-22 o viés ainda é negativo para o curto prazo, mas temos uma reação como esperado

Bitcoin

Agora o ativo começa a ficar mais interessante, o fechamento ocorre novamente acima dos $20 mil dólares o que por consequência também seria acima da média de curto prazo dos últimos 9 dias de negociação. Próximo passo para esta criptomoeda seria buscar o nível de $23 mil e encerrar a semana acima desta região. Lembrando que por enquanto a melhora é apenas para o curto prazo, o médio ainda trabalha com um viés negativo.

gráfico do Bitcoin hoje 08-07-22 o viés ainda é negativo para o curto prazo, e como mencionado nos últimos dias um empurrão poderia levar a uma melhora

Petróleo do tipo BRENT

Nesse momento é a quarta vez desde o fundo formado em 2020 que o petróleo ameaça uma realização maior. Nas outras três vezes o movimento não foi confirmado e a tendência de alta foi retomada. Neste momento se o semanal virar para realizações teremos espaço para buscar a faixa dos $93 dólares inicialmente e em seguida $88. Para o curto prazo seria normal se ele fosse testar a resistência dos $110.

gráfico do petróleo do tipo brent hoje 08-07-22 o viés é de alta, mas pode estar mudando para um movimento de queda no médio prazo.
08:30BRABoletim Focus
08:55EURDiscurso Christine Lagarde, presidente do BCE
09:00BRAIPCA
09:30EUAPAYROLL
09:30EUATaxa de emprego
12:00EUADiscurso de Williams, membro do FOMC
16:30BRAIPCA
22:30CHIIPC
22:30CHIIPP

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.