Natalia Dalle Cort – InvestNews https://investnews.com.br Sua dose diária de inteligência financeira Wed, 20 Dec 2023 17:18:17 +0000 pt-BR hourly 1 https://investnews.com.br/wp-content/uploads/2024/03/favicon-96x96.ico Natalia Dalle Cort – InvestNews https://investnews.com.br 32 32 Fenômeno TikTok: AliExpress ganha espaço da Zara com produtos idênticos https://investnews.com.br/negocios/fenomeno-tiktok-aliexpress-ganha-espaco-da-zara-com-produtos-identicos/ Sat, 05 Aug 2023 10:00:00 +0000 https://investnews.com.br/?p=512517 Um dos assuntos que tomou conta do TikTok no Brasil nas últimas semanas foi o volume de roupas idênticas da fast fashion Zara encontradas no marketplace AliExpress por preços muito mais baratos. Para os criadores de conteúdo da rede social, fornecedores da espanhola estão vendendo as mesmas mercadorias no site chinês, porém nenhuma das empresas confirmou a informação ao InvestNews.

Sem o pronunciamento das organizações, não é possível confirmar o aumento das vendas de uma e muito menos as perdas da outra. Contudo, em busca de um parâmetro de resultado, observa-se que apenas a hashtag “zaraaliexpress” no TikTok foi usada em milhares de vídeos, que juntos obtiveram 9,3 milhões de visualizações.  

José Sarkis Arakelian, professor de negócios da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), comenta que não é possível confirmar se as empresas anunciantes do AliExpress são mesmo as fornecedoras da Zara, mas que não é de hoje que réplicas são lançadas no mercado. 

“Nós não temos como confirmar que são exatamente os mesmos fornecedores… eu imagino que a Zara deve ter todos esses [seus] fornecedores sob contrato, dizendo que eles não podem desviar” as peças, diz Arakelian.

@raquelcorreiaaa

Como encontrar roupas da Zara no @AliExpress Brasil ! Algumas lojas que indiquei são inéditas, descobri sozinha ! #aliexpress #zara #zarawoman #zarabrasil #fy #fyp #fypシ #fypシ゚viral #fypage #foryou #foryourpage

♬ Makeba – Jain
@luliendlich

As peças da Zara por bem menos da metade no Aliexpress 😵‍💫 inacreditável! #zevity #aliexpresszara #zaraaliexpress #comprinhasaliexpress #comprinhaszara

♬ som original – Luli

Daniele Santos, professora do Hub de Moda e Luxo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), também não confirma a possibilidade de fornecedores da Zara oferecerem os mesmos produtos no AliExpress. 

“Não podemos esquecer da enorme força de vendas de ‘dupes’ [o mesmo que réplicas] de algumas das maiores marcas do mundo (sejam do segmento de luxo ou não), que está em alta em plataformas internacionais. É possível dizer que nunca foi tão fácil adquirir produtos falsificados, o que traz um novo desafio para marcas do mundo todo”, diz ela.

Qual é o futuro da Zara?

Santos, da ESPM, reforça que, tendo em vista o relatório anual de 2022 da Zara, o dado de que cerca de 76% de todo o faturamento veio de lojas físicas prova qual é o formato de compra favorito dos consumidores da companhia. Portanto, a vantagem competitiva de preços do AliExpress perde força nesse caso, segundo ela. 

“É mais possível acreditar que a Zara repensará estratégias de compras frente a [prováveis] fornecedores presentes em concorrentes, e deve criar caminhos para diferenciação de produtos e experiência de compra, aumentando a percepção de exclusividade de alguma maneira.”

Daniele Santos, professora do Hub de Moda e Luxo da ESPM.

Por outro lado, a pesquisa Webshoppers, realizada pela NIQ Ebit em parceria com a Bexs Pay, divulgada neste ano, revelou que o número de pessoas que fazem compras em sites internacionais cresceu de 2021 para 2022, de 68% para 72%.

Além disso, o estudo também aponta que a categoria de produtos mais comprada em sites internacionais refere-se a moda e acessórios, com um salto de 38% em 2021 para 39% em 2022.

Loja Zara. Fonte: Bloomberg.

Por ser uma fast fashion, Arakelian acredita que em meio a esse cenário a empresa provavelmente irá acelerar as suas produções, para que haja ainda menos réplicas no mercado. Ele ainda crê que a empresa poderá diminuir e melhor selecionar os seus fornecedores.

“A Zara já deve estar, neste momento, mensurando qual é o tamanho dessa confusão, para saber se essa situação pega uma quantidade de peças relevante ou não”, diz ele. 

“Garantir que isso não vai acontecer é absolutamente impossível, porque isso acontece com a Zara e com todas as outras marcas, em todos os lugares do mundo… É o preço do sucesso.”

José Sarkis Arakelian, professor de negócios da FAAP.

Réplicas: certo ou errado?

Para Arakelian, o ponto mais importante é a forma como as pessoas consomem os produtos, se elas aceitam comprá-los no AliExpress deliberadamente, sabendo que na verdade eles estão sendo desviados ou copiados da Zara.

“Quais são os princípios éticos que são seguidos? Como essa peça está sendo produzida? Quem está trabalhando com isso? Onde é que eles conseguiram esse material? Se os caras não respeitam a propriedade intelectual, eles respeitam o quê?”, questiona o professor. 

Zara. Fonte: Bloomberg.

Arakelian explica que, mesmo que a Zara cobre preços considerados elevados no Brasil, a loja ainda é vítima dessa situação, uma vez que ela tem um forte investimento na produção das peças, desde a criação até a venda. “Ela [a Zara] é vítima, ela não é o vilão da história. Às vezes, passamos por essa inversão de valores”, comenta. 

Ele ainda acrescenta que os preços dos produtos na Zara justificam-se por conta do trabalho de pesquisa, avaliação de tendência, visão de modelo de negócio e construção de marca. “Tudo isso está no valor da peça”, diz o professor, acrescentando que no fim das contas “não é uma concorrência leal”.

Queda da Selic x preços das roupas 

Para os especialistas consultados, o corte da Selic, taxa básica de juros, deve favorecer o setor do varejo e, consequentemente, provocar uma queda nos preços dos produtos. No entanto, a mudança não deve acontecer no curto prazo. 

Porém, mesmo com o cenário se concretizando, “é possível afirmar que mesmo que haja queda de custo, ainda encontraremos certos produtos com preço elevado em muitas marcas”, pontua Santos, da ESPM. 

Zara. Fonte: Bloomberg.

Além disso, as companhias asiáticas ainda devem continuar pressionando as brasileiras que trabalham com vestuário, podendo dificultar ainda mais a retomada do setor, segundo os especialistas. 

Para Arakelian, as companhias asiáticas têm diversas vantagens competitivas. Baixa carga tributária, mão de obra barata e, principalmente, escala global, são algumas delas.

]]>
Copom reduz Selic para 13,25% ao ano, com expectativa de novos cortes em breve https://investnews.com.br/economia/copom-reduz-selic-para-1325-ao-ano/ Wed, 02 Aug 2023 21:47:04 +0000 https://investnews.com.br/?p=513926 O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciou nesta quarta-feira (2) que reduziu a Selic em 0,50 ponto percentual, levando a taxa básica de juros ao patamar de 13,25% ao ano. O corte, que é o primeiro desde julho de 2020, era esperado pela maior parte do mercado financeiro.

A decisão não foi unânime, com 5 diretores votando a favor da redução de 0,50 ponto percentual, contra 4 que se colocaram a favor de um corte menor, de 0,25 ponto percentual. O Copom destacou no comunicado que avaliou na possibilidade do corte mais suave, mas que, no fim das contas, “considerou ser apropriado adotar ritmo de queda de 0,50 ponto percentual em função da melhora da inflação.

Brasília, 02/08/2023 - Reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil. Foto: Raphael Ribeiro/BCB
Brasília, 02/08/2023 – Reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil. Foto: Raphael Ribeiro/BCB

Se houver a confirmação do cenário esperado, os membros do Copom, unanimemente, “anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário”.

No comunicado, o Comitê informou que seus integrantes avaliaram que, por conta da melhora do quadro inflacionário, aliada à queda das expectativas de inflação para prazos mais longos, após decisão recente do Conselho Monetário Nacional (CMN) em manter a meta do indicador, foi possível “acumular a confiança necessária para iniciar um ciclo gradual de flexibilização monetária”.

O órgão reforçou “o firme objetivo de manter uma política monetária contracionista para a reancoragem das expectativas e a convergência da inflação para a meta no horizonte relevante”.

“A conjuntura atual, caracterizada por um estágio do processo desinflacionário que tende a ser mais lento e por expectativas de inflação com reancoragem parcial, demanda serenidade e moderação na condução da política monetária.”

comunicado do copom.

Repercussão

Para o economista André Perfeito, o comunicado do Copom sugere que o “tiro vai ser curto”, ou seja, que o afrouxamento final da Selic deve ser maior que o mercado espera. “Fatalmente, o ciclo se encerra já no começo do ano que vem, quando a Selic deve estar em 10,75%, taxa que ainda deve ser considerada contracionista”, pontua.

Já Cristiane Quartaroli, economista Banco Ourinvest, acredita que o comunicado trouxe um tom ainda duro, considerando o destaque ao cenário externo e a inflação do segundo semestre deste ano, que tende a ficar pressionada. 

“O ambiente externo mostra-se incerto, com alguma desinflação sendo observada na margem, mas em um ambiente marcado por núcleos de inflação ainda elevados e resiliência nos mercados de trabalho de diversos países”.

comunicado do copom.

No entanto, Quartaroli acrescenta que a sinalização de que a Selic irá baixar mais do que o mercado esperava anteriormente pode ser positiva, pois tende a contribuir para um melhor desempenho da economia no médio prazo – o que melhora a imagem do país e pode ajudar no comportamento do câmbio.

Ricardo Jorge, especialista em renda fixa e sócio da Quantzed, pontua que uma das maiores surpresas do comunicado foi a votação. Para ele, apenas Ailton de Aquino Santos e Gabriel Muricca Galípolo, membros do comitê indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), iriam votar num corte de 0,50 ponto percentual.

“A gente viu que outros membros decidiram abraçar a ideia de um corte de juros maior mesmo nesse início de ciclo com uma inflação ainda resiliente. Mas a maior surpresa de fato fica por conta do desempate, o Roberto Campos Neto desempatando essa decisão que foi bastante apertada.”

Ricardo Jorge, especialista em renda fixa e sócio da Quantzed.

Felipe Moura, sócio e analista da Finacap Investimentos, menciona que a decisão do comitê foi positiva e o mercado deve continuar reagindo bem, pois a bolsa de valores já vem se sustentando acima de 120 mil pontos há mais de um mês.

“Embora o mercado já precificasse um pouco disso, o efeito deve contribuir na margem positivamente ainda para as ações. Outro destaque é que oficialmente nós temos o início do ciclo de corte de juros no Brasil”, comenta.

Inflação no Brasil

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, acumula alta de 3,16% nos últimos 12 meses até junho, contra 3,94% registrados no mês anterior, de acordo com divulgação mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O indicador já está abaixo da meta estabelecida pelo BC, que é de 3,25% no acumulado de 2023. Agora, o IPCA só precisa se manter nesse nível até o fim do ano.

Por outro lado, o núcleo da inflação, que desconsidera distúrbios resultantes de choques temporários, ficou no patamar de 6,62% em junho, segundo dado do Trading Economics.

Para 2024, a meta de inflação é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual, na faixa de 1,50% a 4,50%.

]]>
Diretor da felicidade: empresas relatam alta busca por formação https://investnews.com.br/negocios/executivo-da-felicidade-empresas-relatam-alta-da-busca-por-formacao-de-cho/ Mon, 31 Jul 2023 11:00:00 +0000 https://investnews.com.br/?p=511562 Uma pesquisa da Robert Half, consultoria de Recursos Humanos (RH), publicada neste ano, revelou que 89% das companhias reconhecem que bons resultados estão diretamente ligados à motivação e à felicidade dos colaboradores. Neste contexto, o cargo de Chief Happiness Officer (CHO) – traduzido para o português como “diretor de felicidade”, ou de “bem-estar” –, vem ganhando cada vez mais destaque no mundo corporativo. 

Cultura organizacional. Fonte: Freepik.

Segundo o Instituto Feliciência, uma das empresas que oferecem formação para CHO no Brasil, a procura cresceu cerca de 35% em 2023, seguindo uma curva ascendente desde o início do oferecimento do curso.

Em março de 2020, o Instituto Feliciência deu início à certificação de CHO no Brasil. De lá para cá, a organização já formou cerca de 450 profissionais, em turmas abertas e dentro de empresas. Funcionários de companhias como a Deloitte, Cyrela (CYRE3), Fundação Ayrton Senna e Chillie Beans foram alguns dos formados pelo Instituto.

Já a Reconnect Happiness at Work certificou 365 pessoas desde o lançamento do seu curso no país, em novembro de 2020. Renata Rivetti, fundadora e diretora da organização, comenta que o curso teve demanda desde o começo, mas hoje a diferença é que as empresas estão enviando colaboradores. 

“Antes era muito uma busca pessoal, hoje a gente vê as empresas entendendo a importância do tema e enviando colaboradores para fazer a certificação.”

Renata Rivetti, fundadora e diretora da Reconnect Happiness at Work.

Por outro lado, ela diz que no Brasil ainda não existem muitos cargos de CHO, ao contrário da Europa. “O que eu percebo no Brasil é que o mercado ainda está aprendendo a trabalhar o tema da felicidade corporativa”, finaliza.

O conceito do cargo de CHO surgiu em 2003, através da The Woohoo Partnership, comunidade internacional dedicada a melhorar a maneira de trabalho de diferentes profissionais do mercado. A empresa criou um curso para formar pessoas para se tornarem CHO, prometendo a elas uma compreensão aprofundada da ciência e da teoria da felicidade no trabalho.

Oportunidade profissional

Juliana Chiavassa, psicóloga e jornalista, conta que ouviu falar sobre essa oportunidade profissional muito tempo atrás, mas apenas mais recentemente buscou a certificação de CHO, em um momento em que se via bastante interessada no tema de saúde e bem-estar no trabalho. A partir de então, a psicóloga começou a prestar esse tipo de serviço a diversas empresas. 

Sorrisos. Fonte: Freepik.

“É possível fazer pequenas ações que vão melhorar muito a vida dos colaboradores. Basicamente, para ser feliz, é preciso ter bons relacionamentos no trabalho e reconhecimento sobre o que se faz”, comenta, acrescentando que “não é algo mirabolante para as empresas”, que demande muito dinheiro. 

A psicóloga diz que, por exemplo, um líder pode começar uma reunião perguntando o que deu certo em um projeto, e não o que deu errado. “São pequenas ações no dia a dia que vão transformar o ambiente”, pontua ela. 

Segundo Chiavassa, um dos resultados que ela observou após atender uma empresa foi a diminuição da ausência dos funcionários com atestado de ansiedade.

“De maneira geral, as empresas estão buscando muito isso, a saúde mental, o bem-estar dos colaboradores – seja físico, seja emocional. Isso se tornou um dos pontos chaves para as empresas reterem talentos.” 

Juliana Chiavassa, cho, psicóloga e jornalista.

Ela comenta ainda que não existe uma fórmula pronta para resolver os problemas de todas as empresas, é preciso entender uma a uma e buscar alternativas. “É ouvir o que as pessoas precisam, eu não posso ter a mesma dinâmica para todos os setores”, diz ela.

Por que um CHO é importante?

Para Carla Furtado, diretora do Instituto Feliciência, há uma lacuna na maioria das organizações para aquilo que se sabe cientificamente fazer imensa diferença no ambiente de trabalho: a felicidade e a infelicidade. 

“Empresas não fazem pessoas felizes, mas são responsáveis por condições psicossociais que podem favorecer sofrimento e até adoecimento, mas também podem favorecer o bem-estar e a felicidade. Se sabemos disso, devemos aprender a constituir e sustentar ambientes mais seguros psicologicamente e com condições favoráveis”, diz ela.

Quem pode ser CHO?

Qualquer pessoa pode se tornar um CHO desde que procure um curso para obter a sua certificação. Geralmente, a especialização dura poucos dias e é ministrada por psicólogos e outros especialistas do mercado de trabalho. 

Furtado, do Instituto Feliciência, comenta que um CHO devidamente qualificado em suas áreas é capaz de colaborar estrategicamente e de maneira transversal na organização. 

“Ele apoia a alta gestão, é capaz de orientar a tomada de decisão com base em dados para questões de ‘Gente & Gestão’. É também um catalisador dos esforços de prevenção de sofrimento psicossocial no trabalho e promoção do bem-estar e da felicidade. Trabalha conjuntamente com times como RH, SSMST e ESG. Isso para mencionar apenas parte do escopo em nível estratégico há ainda inúmeras possibilidades tático-operacionais.”

Carla Furtado, diretora do Instituto Feliciência.

]]>
Fed eleva juros para a faixa de 5,25% a 5,5%, sem descartar novos aumentos https://investnews.com.br/economia/fed-eleva-a-taxa-de-juros-para-a-faixa-de-525-a-55/ Wed, 26 Jul 2023 18:03:24 +0000 https://investnews.com.br/?p=510095 O Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, anunciou nesta quarta-feira (26) que decidiu elevar a sua taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, para a faixa de 5,25% a 5,5%, nível mais alto desde a crise financeira e recessão de 2007 a 2009. O aumento é o 11º das 12 últimas reuniões e veio de acordo com a expectativa da maior parte do mercado.

Em comunicado, o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês), justificou que ainda está empenhado em retornar a inflação ao seu objetivo de 2%.

“Ao avaliar a orientação apropriada da política monetária, o Comitê continuará monitorando as implicações das informações recebidas para as perspectivas econômicas. O Comitê estaria preparado para ajustar a orientação da política monetária conforme apropriado caso surgissem riscos que pudessem impedir o alcance de suas metas.”

COMUNICADO DO FOMC.

O comunicado também diz que os indicadores recentes sugerem que “a atividade econômica vem crescendo em ritmo moderado”. Na visão do FOMC, os ganhos de empregos foram robustos nos últimos meses e a taxa de desemprego permaneceu baixa, o que manteve a inflação elevada.

Os membros do FOMC apontaram ainda que veem o sistema bancário dos Estados Unidos como “sólido e resiliente”, portanto “condições de crédito mais apertadas para famílias e empresas devem pesar na atividade econômica, nas contratações e na inflação”.

Por outro lado, o comunicado acrescenta que, ao determinar a extensão do endurecimento da política monetária, ainda leva em conta os efeitos que a decisão provoca no crescimento da atividade econômica e financeira.

“O Comitê levará em conta o aperto cumulativo da política monetária, as defasagens com que a política monetária afeta a atividade econômica e a inflação e a evolução econômica e financeira.”

COMUNICADO DO FOMC.

“Além disso, o Comitê continuará reduzindo suas participações em títulos do Tesouro e dívidas de agências e títulos lastreados em hipotecas de agências, conforme descrito em seus planos anunciados anteriormente”, acrescenta o texto.

Discurso do presidente do Fed

Chair do Fed, Jerome Powell, dá entrevista coletiva 26/07/2023 REUTERS/Elizabeth Frantz.

O chair do Fed, Jerome Powell, disse em coletiva de imprensa que é possível que o banco central norte-americano siga a alta dos juros com outra elevação da taxa na reunião de política monetária agendada para setembro.

“É certamente possível que elevemos a taxa de juros na reunião de setembro se os dados justificarem, e eu também diria que é possível que decidamos nos manter estáveis ​​nessa reunião” se for isso que os dados pedem, disse Powell. Ele observou que o Fed tomará decisões sobre a política monetária reunião a reunião.

Repercussão

Alex Lima, estrategista-chefe da Guide Investimentos, diz que o comunicado deixa a porta aberta para outras decisões de elevação de juros, pois utiliza a “mesma linguagem da decisão passada, no que se refere que continuará analisando os indicadores econômicos”.

“É importante notar que o framework é idêntico ao da última decisão: houve apenas 10 palavras e expressões diferentes nesse comunicado. A única diferença é um pequeno upgrade no cenário, mudando a qualificação do crescimento de ‘modesto’ para ‘moderado'”.

Alex Lima, estrategista-chefe da Guide Investimentos.

Gustavo Zuquim, gestor de investimentos do Andbank nos EUA, comenta que “o aumento não trouxe surpresas e já era precificado pelo mercado. Sem grandes impactos na renda variável e fixa após a decisão”.

Do mesmo modo, Danilo Igliori, economista-chefe da Nomad, menciona que a decisão do FOMC veio de acordo com a expectativa do mercado. Ele ainda destaca que o comunicado deixou aberto que os “próximos movimentos de política monetária dependerão da evolução dos dados econômicos, particularmente com relação à inflação, atividade econômica e expectativas”.

“A desaceleração recente da inflação ao consumidor, que ficou perto de 3% em junho, turbinou as apostas de que esta seria a última elevação deste ciclo”, aponta o economista, dizendo que, por outro lado, muitos analistas ainda mantêm a visão de que novos aumentos serão necessários, uma vez que “o núcleo da inflação permanece resistente e o mercado de trabalho mostra-se resiliente”.

Ele ainda diz que, na hipótese de novas altas da taxa de juros, surge o questionamento sobre se haverá mais um ou dois aumentos e, se for o segundo caso, se o FOMC pulará a reunião de setembro (como fez em junho) e encerrará o processo com uma última elevação em novembro.

“A possibilidade dos juros começarem a cair ainda este ano parece ter perdido força após o comunicado.”

Danilo Igliori, economista-chefe da Nomad.

Patamares da inflação norte-americana

A decisão vem em meio a desaceleração da inflação. Em 12 meses, o indicador acumula alta de 3%, contra 9,1% do mesmo mês do ano anterior, segundo dados do Trading Economics. Por outro lado, apesar da queda da inflação nos Estados Unidos, o indicador ainda não chegou à meta de 2% estipulada pelo Fed.

Já o núcleo de inflação, que desconsidera distúrbios resultantes de choques temporários, está em 4,8% no acumulado de 12 meses até junho, também segundo dados do Trading Economics. 

*Com informações da Reuters.

]]>
Queda da Selic pode reaquecer IPOs, mas expectativa é de cautela no mercado https://investnews.com.br/negocios/queda-da-selic-pode-reaquecer-ipos-mas-expectativa-e-de-cautela-no-mercado/ Wed, 26 Jul 2023 11:30:00 +0000 https://investnews.com.br/?p=509052 Com praticamente dois anos sem Oferta Pública Inicial (IPO, na sigla em inglês) na B3, especialistas acreditam que, após o início do ciclo de corte da Selic esperado pelo mercado, as empresas devem voltar gradualmente a abrir capital. A expectativa, no entanto, é que o investidor possa ter um comportamento mais cauteloso na próxima onda de estreias na bolsa de valores, de olho no cenário para as empresas.

Os últimos IPOs na B3 aconteceram em 2021, ano marcado pela manutenção da taxa básica de juros em mínimas históricas, na casa dos 2% ao ano. Desde então, o interesse das companhias por listar suas ações na bolsa de valores diminuiu paralelamente ao movimento do Banco Central (BC) de aumentar a Selic. Agora, a perspectiva é de retorno, embora isso não deva acontecer ainda em 2023.

É o que acredita Ricardo José de Almeida, professor de finanças do Insper. Ele avalia que a Selic em 10% daqui a 3 anos, conforme prevê o mercado, deve destravar IPOs. Por outro lado, ele menciona que um corte da Selic em agosto será somente uma abertura de caminho. “Eu acho que no segundo semestre [deste ano] está muito em cima. Acho que isso deve acontecer no primeiro semestre do ano que vem.”

Do mesmo modo, Sillas Cezar, professor do curso de Economia da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), comenta que, à medida que a taxa básica de juros caia ou tenha uma tendência de queda, o número de IPOs naturalmente deve aumentar. Porém, “cravar quando isso deve acontecer é um pouco difícil”, pontua.

Lucas Pena, CEO da Pact, também pensa que o corte da Selic “abrirá a disposição dos investidores a novos papéis no mercado acionário”, mas ele ressalta que os investidores devem estar mais atentos ao cenário.

“A expectativa é de um comportamento cauteloso dos investidores para a próxima onda de IPOs, especialmente para mercados que apresentaram indicadores menos resilientes nos últimos anos com a pandemia da covid-19 e os mercados em recessão.”

Lucas Pena, CEO da Pact.

Nesse sentido, Almeida, do Insper, aponta que juros baixos não são suficientes para tornar um IPO atrativo aos olhos dos investidores, já que é preciso haver também confiança sobre os resultados da empresa. “E eu diria que não vão ser muitos [IPOs] porque o mercado interno está muito fraco ainda”, acrescenta ele.

Últimos IPOs

Os últimos IPOs que ocorreram na B3 foram da Oncoclínicas (ONCO3) e Raízen (RAIZ4), em agosto de 2021. Naquele ano, 30 empresas abriram capital na bolsa de valores, com um volume financeiro unificado de quase R$ 36 bilhões. 

No ano anterior, 2020, o número de empresas que entraram na B3 havia sido um pouco menor, de 25. O volume financeiro dessas companhias representava mais de R$ 26 bilhões. 

Nesses anos sem IPOs, a Comissão de Valores Imobiliários (CVM) não fez dispensas de pedidos, porém algumas empresas desistiram do processo

A CTG Brasil, uma das maiores geradoras de energia no país, por exemplo, pediu registro em novembro de 2022 com objetivo de usar os recursos levantados para pagar dividendos aos acionistas e investir em projetos de energia renovável. Na semana passada, porém, a CVM anunciou que a empresa havia desistido do processo. 

O que justifica a pausa de IPOs?

Cezar, da FAAP, lembra que quando a Selic está em alta, grande parte dos investidores optam por aplicar em títulos públicos, uma vez que são mais seguros. A questão nesse caso é: por que arriscar em bolsa de valores se é possível ter retornos elevados no Tesouro Direto atrelado à Selic? 

“Quando a taxa de juros cai, e o investidor quer uma remuneração mais encorpada… ele não tem outra alternativa senão correr risco. E isso é bom. Capitalismo é risco.” 

Sillas Cezar, professor do curso de Economia da FAAP.

Pena, da Pact, comenta que um dos maiores obstáculos na abertura de capital para as empresas nos últimos anos foi o cenário econômico, com inflação e taxa de juros em alta. 

“A taxa de juros elevada impacta a liquidez do mercado, uma vez que os investidores permanecem menos atraídos por papéis que apresentam um perfil de risco maior, como as ações listadas em bolsa e novos negócios. Da mesma forma, o encarecimento das dívidas financeiras pressiona os resultados das empresas e das pessoas físicas, contribuindo para desacelerar a economia nacional”, pontua.

]]>
Expectativas para os juros no Brasil e nos EUA seguem movimentando mercado https://investnews.com.br/boletim-investnews/ipca-15-muda-projecao-para-taxa-selic/ Tue, 25 Jul 2023 21:37:38 +0000 https://investnews.com.br/?p=509726

Qual é o rumo da taxa de juros do Brasil e dos Estados Unidos?

Após queda do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) de julho, o que esperar da Selic na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que acontece na semana que vem? É hora de corte na taxa de juros?

O programa também aborda qual deve ser o desfecho das discussões do Federal Reserve (Fed) sobre a Fed Funds, com o mercado precificando um aumento de 0,25 ponto percentual, para a faixa de 5,5% a 5,75%.

O BLTM também apresenta os números do fechamento do mercado, com cotação do dólar, bitcoin e Ibovespa do dia, além das ações que mais subiram e mais caíram.

A apresentação é da jornalista Natalia Dalle Cort, com comentários do Lucas Lima, analista da VG Research.

]]>
O que está impulsionando o Ibovespa? https://investnews.com.br/boletim-investnews/o-que-esta-impulsionando-o-ibovespa/ Mon, 24 Jul 2023 20:54:44 +0000 https://investnews.com.br/?p=508971

O Ibovespa chegou ao maior patamar em quase dois anos no intradia do pregão. O que impulsionou o indicador?

Este é o tema do Boletim InvestNews desta segunda-feira (24), que comenta o desempenho do principal indicador da B3, bolsa de valores brasileira, em um dia marcado por um noticiário robusto da China e expectativas sobre a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).

O programa fala ainda sobre a alta da Vale (VALE3), também impulsionada pelo noticiário asiático e pelo desempenho dos contratos futuros do minério de ferro no exterior. E ainda: IRB (IRBR3) despenca após reportar prejuízo em maio e leva corte de recomendação do BTG Pactual.

O BLTM também apresenta os números do fechamento do mercado, com cotação do dólar, bitcoin e Ibovespa do dia, além das ações que mais subiram e mais caíram.

A apresentação é da jornalista Natalia Dalle Cort, com comentários de Bruno Cotrim, economista e trader.

]]>
Golpes com Desenrola Brasil: perfis e links falsos surgem nas redes sociais https://investnews.com.br/financas/golpes-com-desenrola-brasil-perfis-e-links-falsos-surgem-nas-redes-sociais/ Fri, 21 Jul 2023 18:57:44 +0000 https://investnews.com.br/?p=508300 O Desenrola Brasil, programa social do governo federal para renegociações de dívidas de pessoas físicas com banco, que foi lançado nesta semana, passou a ser um artifício de golpe na internet. Fraudadores começaram a criar perfis e links falsos para coletar dados pessoais e dinheiro de endividados que estão interessados em participar do projeto. 

O Ministério da Fazenda tem utilizado suas redes sociais para postar informações oficiais sobre o programa. No entanto, criminosos têm espalhado ofertas falsas na internet, confundindo consumidores.

Mensagem no perfil oficial do Ministério da Fazenda (Reprodução/Twitter)

Os golpistas têm criado páginas falsas principalmente no Facebook (FBOK34), dando nome a elas de “Desenrola Brasil” e usando a logomarca do governo federal. Além disso, eles ainda fazem o impulsionamento das publicações para atingir mais pessoas. Isso também ocorre no Google (GOGL34) por meio de anúncios que direcionam os usuários a sites não verificados. 

As promessas dessas dos criminosos são especialmente verificar a disponibilidade do Desenrola Brasil para os endividados e fazer as intermediações necessárias para as pessoas chegarem a acordos financeiros com os bancos.  

Posicionamento do governo federal 

O Ministério da Fazenda destaca ser de extrema importância que a população esteja atenta para evitar golpes usando o nome do Desenrola. 

O órgão comenta que, sobre a Faixa 2 (voltada para pessoas com dívidas negativadas, com renda de até R$ 20 mil), o interessado deve buscar informações com o próprio banco que tenha relacionamento e não aceitar nenhum intermediário.

Do mesmo modo, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) recomenda os interessados só busquem informações dentro dos canais oficiais dos bancos que aderiram ao programa, como agências, no internet banking ou em seus aplicativos bancários. 

“É muito importante que o cliente não clique em links recebidos por aplicativos de mensagens, de redes sociais e em links patrocinados em sites de busca. Faça você mesmo o contato com o seu banco. Fique atento para que não sejam aceitas propostas de envio de valores com a finalidade de garantir melhores condições de renegociação das dívidas. Reforçamos que somente é possível renegociar as dívidas nos canais oficiais dos bancos”, alerta Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.

Já em relação à Faixa 1, voltada para pessoas com renda de até 2 salários mínimos ou que estejam inscritas no CadÚnico, o governo passa outras instruções. 

“A Faixa 1 terá início a partir de setembro, e toda negociação será feita exclusivamente pelo site Gov.br. Será exigido acesso ao site com os certificados Prata ou Ouro. É importante que os cidadãos providenciem desde logo o seu cadastro no Gov.br com a certificação necessária.”

Ministério da Fazenda, em nota.

“Sobre a desnegativação de registros de até R$ 100, não é necessário que o cidadão adote nenhum procedimento. Os bancos habilitados farão a baixa dos registros diretamente nos birôs de crédito, sob a supervisão do Ministério da Fazenda”, acrescenta.

Posicionamento do Serasa 

Em meio a esse contexto, também criaram páginas falsas atrelando o Serasa ao Desenrola Brasil. 

A instituição se posicionou dizendo que tenta combater as fraudes por meio de denúncias e pela promoção de conteúdos educativos. “A empresa reitera que está comprometida com a segurança dos consumidores e disponibiliza equipes preparadas para sanar dúvidas sobre serviços e suspeitas de fraudes”, comenta. 

“Ressaltamos que o consumidor pode realizar a renegociação das dívidas durante todo o ano por meio dos canais oficiais da Serasa, no site (https://www.serasa.com.br/limpa-nome-online), no aplicativo disponível na Play Store e Apple Store e pelo WhatsApp no (11) 99575-2096. Qualquer forma de renegociar uma dívida da Serasa fora destes canais oficiais pode caracterizar uma tentativa de golpe”, finaliza.

]]>
Ter carro vai ficar mais caro? Veja o que muda no IPVA após reforma tributária https://investnews.com.br/financas/ter-carro-vai-ficar-mais-caro-veja-o-que-muda-no-ipva-apos-reforma-tributaria/ Fri, 21 Jul 2023 11:30:00 +0000 https://investnews.com.br/?p=507725 Com a proposta da reforma tributária aprovada pela Câmara dos Deputados e agora em análise no Senado Federal, todos aguardam e se preparam para as alterações que devem entrar em vigor nos próximos anos. Um dos temas de destaque é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), com advogados tributaristas alertando que, dependendo do tipo de veículo, o valor a ser pago deverá ser maior após a aprovação da legislação.

O que deve mudar? Primeiro, algumas pessoas que antes estavam livres do pagamento do imposto, após a aprovação da legislação não estarão mais. A cobrança do IPVA passará a incidir sobre veículos aquáticos e aéreos – como iates, jet skis, jatos e helicópteros. 

Iate, imagem de divulgação. Fonte: Freepik.

A proposta também estabelece que o imposto será progressivo, conforme o impacto ambiental do veículo. Ou seja, o uso de combustíveis fósseis acarretará em um imposto mais caro, enquanto que o uso do etanol, biodiesel, biogás e eletricidade, mais barato.

Além disso, outra alteração é a possibilidade de diferenciar a alíquota do imposto de acordo com o tipo de veículo, sua utilização e seu valor. Ou seja, o dono de um carro de luxo, que serve somente para passeio e tem preço elevado, provavelmente pagará mais caro no IPVA. 

Bruno Felippe Almeida e Julian Federici Guedes, tributaristas do escritório Azevedo Sette Advogados, pontuam que “é esperado que os proprietários de automóveis de maior valor sejam imediatamente impactados, sujeitando-se a um imposto maior”.

Por outro lado, há exceções. As regras não se aplicam a veículos usados para a agricultura e para serviços. Lucas Lobo, tributarista do Carvalho Magalhães Advogados, comenta que a legislação não tem a intenção de cobrar mais impostos das pessoas que utilizam esses veículos para subsistência e para fomentar o crescimento do país.

“É para atingir mesmo aqueles bens que são mais de luxo. Os jatinhos particulares, os iates, os jet skis.” 

Lucas Lobo, tributarista do Carvalho Magalhães Advogados.

Quando o novo IPVA deve entrar em vigor?

A reforma tributária será implementada gradualmente e deve ser concluída em 2033. 

Carlos Marcelo Gouveia, tributarista do escritório Almeida Prado & Hoffmann, diz que as alterações no IPVA deverão entrar em vigor no ano que vem, após aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) pelo Senado Federal e adequação da legislação em cada estado. 

“Em relação ao IPVA, não haverá a necessidade de aguardar o regime instituído para os demais tributos, o que ocorrerá até 2033”, comenta.

São Paulo (SP), 24/03/2023 - Trânsito intenso na Avenida Tiradentes, na região da Luz, no segundo dia de greve dos metroviários em São Paulo. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
São Paulo (SP), 24/03/2023 – Trânsito intenso na Avenida Tiradentes, na região da Luz, no segundo dia de greve dos metroviários em São Paulo. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Os tributaristas do escritório Azevedo Sette Advogados também acreditam que a aprovação pelo Senado Federal deve ocorrer neste ano.

“A PEC prevê vigência a partir da data de sua publicação para as alterações propostas para o IPVA. Aquelas alterações que possuem viés de aumentar a tributação, tais como majoração de alíquota e instituição de novas hipóteses de cobrança, devem respeitar o princípio da anterioridade – isto é, só deveriam surtir efeitos a partir do exercício subsequente à aprovação da alteração legal”, pontuam.

Arrecadação e distribuição do valor do IPVA

Os tributaristas do escritório Azevedo Sette Advogados pontuam que, apesar das mudanças propostas, o IPVA continua sendo um tributo de competência estadual, podendo ser cobrado em valores e alíquotas diferentes em cada um deles

“Não houve alteração na competência deste imposto”, somente ampliação das suas hipóteses de incidência, dizem eles.

Quanto à regra de distribuição, eles explicam que os valores arrecadados são divididos igualmente entre município e estado. Já para onde o dinheiro deve ser destinado (saúde, educação etc), também é uma decisão de cada território. 

Ainda, com todas as mudanças previstas, espera-se que haja uma maior arrecadação do IPVA, justamente porque irá crescer o escopo de incidência, segundo Lobo, do Carvalho Magalhães Advogados.

“O fato de que isso vai alcançar bens que hoje não estão alcançados gera uma expectativa de aumento de arrecadação.”

Lucas Lobo, tributarista do Carvalho Magalhães Advogados.

Por outro lado, ele lembra que o caminho pode ser diferente no caso dos estados optarem por baixar a alíquota do imposto de carros mais baratos e elevar a alíquota de carros mais caros, fazendo com que no final das contas a arrecadação seja somente compensada. 

]]>
Expectativas sobre novo Fies seguem impulsionando ações de educação https://investnews.com.br/financas/expectativas-sobre-novo-fies-seguem-impulsionando-acoes-de-educacao/ Thu, 20 Jul 2023 08:00:00 +0000 https://investnews.com.br/?p=506998 As ações do setor de educação têm subido com força nos últimos pregões. Para analistas consultados pelo InvestNews, os movimentos dos ativos foram muito influenciados pela notícia de que a proposta do novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) quer combater a inadimplência do programa, enquanto o mercado também segue na expectativa de corte da Selic.

Entre os ativos de educação que fazem parte do Ibovespa, principal indicador da B3, a Cogna (COGN3) encerrou o pregão desta quarta-feira (19) em alta de 1,21%, a R$ 3,35, acumulando na semana até agora um avanço de 5,35%. Já a Yduqs (YDUQ3) teve elevação de 0,64%, a R$ 20,48, com avanço semanal acumulado em 8,65%.

Olhando para outras ações do setor que não fazem parte do indicador, a Ânima (ANIM3) fechou estável nesta quarta-feira, a R$ 4,26, mas se destaca com alta semanal acumulada em 8,12%. A Cruzeiro do Sul Educacional (CSED3) subiu 5,36%, a R$ 4,72, e na semana sobe 11% até agora. A Ser Educacional (SEER3) disparou 14,10% na sessão, a R$ 6,07, com alta semanal acumulada em 21%. Já Bahema Educação (BAHI3) avançou 2,15%, a R$ 9,97, com alta semanal de 1,63%.

No ano, a ação da Yduqs se destaca, com sua cotação mais que dobrando desde o fechamento de 2022, em alta acumulada de 101%. Veja a comparação abaixo:

Expectativas do mercado

Carítsa Moreira, analista da VG Research, comenta que as ações das empresas educacionais estão performando bem e “nem é de hoje”. Ela diz que, “desde quando as expectativas ficaram positivas em torno da redução da taxa de juros”, os ativos do setor começaram a ser beneficiados.

REUTERS/Andreas Gebert

Pedro Mattos, head de alocação da InvestSmart, comenta que o início da redução da Selic tende a impactar todos os ativos de risco, “em especial aqueles com proximidade maior aos seus efeitos, como é o caso do setor de educação”. 

Danielle Lopes, sócia e analista de ações da Nord Research, acrescenta que o afrouxamento da política monetária deve favorecer o Produto Interno Bruto (PIB), indicador que está completamente ligado à educação.

Por outro lado, caso não haja corte da Selic na reunião de agosto e, ainda, o Banco Central (BC) adote um tom mais duro no comunicado de política monetária, as ações poderão sofrer correções, segundo Moreira, da VG Research. Ela lembra ainda que a temporada de balanços do 2º trimestre de 2023 já começou e também pode influenciar no desempenho das ações.

Já quanto às perspectivas de mudanças do Fies, a analista menciona que a Ânima e a Cogna devem ser as mais beneficiadas, uma vez que esse mesmo projeto fez crescer a base de alunos de ambas instituições.

Lopes, da Nord, acredita que as ações do setor de educação irão continuar reagindo enquanto detalhes do novo Fies forem divulgados. Para ela, a tendência é de alta, mas deve haver correções.

“A forma como o Fies for apresentado pode mexer muito mais com as ações.”

Danielle Lopes, sócia e analista de ações da Nord Research.

A analista ainda acrescenta que um dos principais destaques entre as novidades do Fies pode ser o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para o caso do não pagamento de alguns estudantes em alguns contextos (por exemplo, morte). Uma mudança como essa favorece as companhias educacionais, segundo ela.

Já Dierson Richetti, especialista em investimentos e sócio da GT Capital, diz não ser possível prever até quando as ações podem subir, principalmente sem mais detalhes sobre a atualização do programa do governo federal. 

A gente tem que analisar como será a aceitação do novo Fies, se ele terá adesão”, pontua. Ele adiciona que o setor ainda deve concorrer com outros incentivos que apareçam, como para compra de veículos e moradia. “Se há muitos incentivos, às vezes as pessoas acabam optando por um”, afirma.

Novo Fies

Em entrevista à CNN Brasil nesta terça-feira (18), o ministro da Educação, Camilo Santana, disse que projeto que regulamenta o novo Fies quer combater a inadimplência do programa e deve ser apresentado até o final deste mês.

Brasília (DF), 07-07-2023 - O ministro da Educação, Camilo Santana, fala durante cêrinomia de posse dos novos reitores de universidades federais. Foto Valter Campanato/ Agência Brasil.
Brasília (DF), 07-07-2023 – O ministro da Educação, Camilo Santana, dá posse a reitores de universidades federais. (Foto Valter Campanato/ Agência Brasil.)

“Vai ser uma decisão do presidente Lula se vai encaminhar como MP (medida provisória) ou como PL (projeto de lei) para o Congresso Nacional para corrigir e garantir que o Fies volte a ser um instrumento de financiamento para aqueles que não têm condições de pagar a universidade”, afirmou.

A educação foi uma das bandeiras do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante sua campanha ao Palácio do Planalto.

*Com informações da Reuters.

]]>