Siga nossas redes

Cafeína

Como calcular o CDI nas aplicações? Entenda

Neste Cafeína, Samy Dana e Dony De Nuccio explicam as particularidades do CDI e como calcular na prática.

Muitos investidores se deparam frequentemente com a sigla CDI, em especial quando se trata de investimentos em renda fixa. No mercado há CDBs que remuneram 100%, 110%, 120% do CDI ou até mais. Porém, como saber qual será a rentabilidade final?

O que é CDI?

O CDI – ou Certificado de Deposito Interbancário – é basicamente a taxa ou remuneração que vai ser paga ao investidor por estar emprestando seu dinheiro para uma instituição financeira. Logo, é comum que aplicações distintas utilizem o CDI como um índice. CDB (Certificado de Depósito Bancário), LCI (Letras de Crédito Imobiliário), LCA (Letras de Crédito do Agronegócio) e Fundos DI (Fundos Referenciados de Renda Fixa) de curto prazo são um exemplo.

No entanto, qualquer oscilação no CDI impacta estes investimentos. Com o atual cenário de taxa de juros em 12,75% ao ano, o CDI acaba sendo beneficiado por ser lastreado na Selic – que acaba por ser uma estimativa no seu percentual.

Diferença entre CDB e CDI

O CDI pode ser considerado uma taxa de remuneração (assim como a taxa de juros). Já o CDB é um tipo de investimento em renda fixa em que uma das formas de rentabilidade é baseada na variação do CDI. Para calcular o CDI mensal é preciso acessar a soma das taxas diárias registradas no mês em questão divididas pelos números de dias, quanto que o anual usa um método utilizado pela Cetip (Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos Privados). Nele se faz a somatória média registrada nos últimos doze meses. No site da Instituição é possível fazer o cálculo.

Um investimento que pague ao investidor uma taxa de 100% do CDI vai gerar um retorno nominal de 12,65%. Já se este investimento pagar 120% do CDI, seu rendimento nominal será de 15,18%. No entanto, a depender da classe de ativo, este pode ter ou não a incidência do Imposto de Renda.

Os ativos que não sofrem desconto de IR, são: LCI, LCA, CRI, CRA, debêntures incentivadas, rendimentos de Fundos Imobiliários, dividendos de ações e poupança.

Neste Cafeína, Samy Dana e Dony De Nuccio explicam as particularidades do CDI e como calcular na prática.

Veja também:

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.