Siga nossas redes

Cafeína

Este investimento pode zerar o Imposto de Renda do 13º salário

Para usufruir do benefício, é preciso comunicar o RH da empresa onde se trabalha para que não seja descontado o IR na folha de pagamento.

Muitos se esquecem que ao receber o 13º salário ele é tributado direto na fonte – isto é: o valor vem descontado na folha de pagamento. O que significa que ele é calculado de forma separada do salário mensal, que deve ser declarado todos os anos. E esse percentual que é descontado em folha de pagamento sobre o 13º varia conforme o valor recebido.

Porém, ao destinar 100% do valor em um plano de previdência privada PGBL, acaba por zerar o imposto descontado. E essa pode ser uma ótima estratégia para não ter uma parte considerável da renda fisgada pelo Leão.

O imposto é recolhido na 2ª parcela do 13º salário. Mas se aplicado integralmente em um plano previdenciário PGBL (não vale o VGBL), o IR será zerado – tanto na fonte como na declaração anual, já que o 13º salário tem tributação exclusiva. No caso de aplicar apenas uma parte do valor na previdência, o imposto será deduzido sobre esse percentual pagando apenas sobre o restante.

Para usufruir do benefício, é preciso comunicar o RH da empresa onde se trabalha para que não seja descontado o imposto na folha de pagamento. Essa é uma forma legal de a pessoa física se beneficiar.

No Cafeína de hoje, Samy Dana e Dony De Nuccio explicam tudo sobre o tema.

Leia mais:

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.