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Claudia Kodja

Pitch: como não errar ao buscar investidores para seu negócio

Investidores não aplicam em ideias brilhantes, apenas em soluções testadas, capazes de resolver o problema de consumidores e da sociedade.

Claudia Kodja

Se você é um empreendedor, seja de uma startup ou de um negócio padrão, deve saber como desenvolver o conteúdo, a estrutura e o design de um pitch eficaz.

Um pitch é uma reunião com investidores, na qual empreendedores terão de 20 a 30 minutos, para apresentar as principais informações sobre sua empresa e argumentos lógicos, que atraiam aportes de capital para o seu negócio. 

Os investidores se caracterizam intelectualmente pela racionalidade e emocionalmente pelo medo de perder um bom negócio. Portanto, o objetivo de um pitch é provar aos investidores de que estão diante de uma grande oportunidade, demonstrando até onde o seu negócio pode chegar e como o capital investido o ajudará a chegar lá.

O desenvolvimento de um pitch “matador” depende do apoio de um bom material de investimento, composto pelo deck e por um memorando.

O que é deck?

Deck é o nome dado ao apoio visual que deve ser apresentado durante um pitch. Ele precisa ser composto de 10 a 15 slides e apresentar aos investidores as seguintes informações:

  1. Problema: o que há de errado com o mercado atualmente?
  2. Solução: como o seu negócio irá resolver o problema que acabou de descrever?
  3. Tração: qual o grau de desenvolvimento do seu negócio: produtos, vendas, receita, custos, contratos, total de clientes, relacionamento com fornecedores, marketing, propriedade intelectual, entre outros?

Uma observação: o nível de tração alcançado por seu negócios deve estar fundamentado por números, cálculos e métricas específicas, conforme sua área de atuação. E deve responder o seguinte:

  1. Mercado: qual o tamanho financeiro deste mercado, hoje e no futuro, e qual parte o seu negócio pretende conquistar?
  2. Competição: quem são seus concorrentes e por que você é melhor que eles?
  3. Visão: como você irá transformar o seu negócio em uma grande empresa?
  4. Equipe: por que vocês são as pessoas certas para fazer isso? 
  5. Utilização dos fundos: como ficará o negócio daqui a alguns anos e quanto será necessário para isso?

Memorando de investimento

Enquanto o deck é o apoio visual para sua apresentação, o memorando de investimento é um descrição concisa dos pontos que serão tratados no pitch, enviado com antecedência aos investidores.

O memorando permitirá que os empreendedores se concentrem nos investidores interessados e estes poderão elaborar seus questionamentos com antecedência, além de se ater às principais métricas desenvolvidas pelo negócio.

O maior erro dos empreendedores é construir um deck ou um memorando como se fosse uma peça de marketing e realizar um pitch como se fosse um stand up show. A maior parte dos pitchs apresentados em rodas de investimento subestima a experiência e desafia a impaciência comum aos bons capitalistas.

Um pitch é um modelo agressivo e ambicioso de apresentação, exige objetividade e conhecimento técnico dos empreendedores. O tempo exíguo de apresentação, de 20 a 30 minutos, condensa um trabalho anterior extenso de desenvolvimento de produtos ou serviços e de aproximação com os clientes potenciais.

Investidores não aplicam seu dinheiro em ideias brilhantes, apenas em soluções testadas, capazes de resolver o problema de consumidores e da sociedade.

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