Siga nossas redes

Colunistas

Factor Investing e momentum: o que são, como funcionam e por que aplicar

Superar os retornos do mercado não é uma tarefa trivial. Nesse artigo, mostramos diferentes abordagens para otimizar os investimentos e o potencial das estratégias de momentum no mercado cripto.

A ‘Hipótese dos Mercados Eficientes’

“Os preços descontam tudo”. Essa frase resume uma visão sobre a economia de mercado conhecida como “Hipótese dos Mercados Eficientes” (HME).

Em termos práticos, a HME assume que o preço de um livro, por exemplo, reflete todos os fatores de qualidade, disponibilidade e apelo do produto – e que, portanto, qualquer diferença entre o seu preço e o que ele vale de fato é uma “anomalia” do mercado.

Esse princípio dá base às estratégias de investimento passivo: assumindo que o preço das ações e imóveis, por exemplo, reflete o valor desses ativos, o investidor prefere o retorno médio do mercado a tentar antecipar os movimentos de preço.

Mas é importante atentar às premissas da HME.

Para concluir que os preços refletem perfeitamente o estado do mercado, a teoria pressupõe que as pessoas consigam identificar as forças de mercado que atuam sobre os ativos; quantificar os impactos desses fatores; e reagir da melhor maneira possível – ou, pelo menos, que ajam como se fossem capazes de tudo isso.

Como se pode imaginar, essa ideia está rodeada de questionamentos. O descolamento entre preço e valor das coisas é um fenômeno mais frequente do que os adeptos da HME gostariam de admitir, tendo nas infames “bolhas” os seus exemplos mais flagrantes.

‘Factor Investing’ e as estratégias de ‘momentum

Criptomoeda; bitcoin
Bitcoin | Imagem ilustrativa

Os questionamentos à HME reforçam visões distintas sobre o mercado e, com elas, algumas filosofias de investimento.

Uma corrente importante é a do Factor Investing, ou investimento em fatores, que propõe abordagens sistemáticas. Em vez de apenas refletir o mercado em suas carteiras, esses investidores se baseiam em dados para se antecipar aos movimentos de preço.

  • As estratégias de fatores macro definem suas alocações com base em índices da economia, como PIB, juros e inflação;
  • E as estratégias de estilo são pautadas em atributos dos ativos, como valor, qualidade e momentum.

As estratégias de momentum merecem especial atenção: apresentam resultados superiores à média do mercado em praticamente todas as classes de ativos tradicionais – sua eficácia rendeu, inclusive, o apelido de “premier anomaly” por um dos próprios criadores da HME.

Fonte: Bloomberg

A abordagem é conceitualmente simples: propõe aproveitar a continuidade dos movimentos de mercado montando posições nos ativos com mais tração – ou momentum.

As diferentes explicações para o sucesso dessas estratégias se referem, em geral, a mecanismos de retroalimentação dos movimentos de mercado. Por exemplo: a alta repentina de uma determinada ação atrai a atenção pública, aumentando as probabilidades de mais pessoas investirem nela e, assim, alimentarem a tendência de alta.

Momentum‘ no mundo cripto

Depois de validadas no mercado tradicional por muitas décadas, as estratégias de momentum têm mostrado superioridade também no mundo dos criptoativos.

Em um mercado com pouquíssimos consensos, grandes assimetrias de informação e relevância notável dos investidores de varejo, com sua reconhecida suscetibilidade a efeitos comportamentais como o de “manada”, os investidores de momentum parecem ter encontrado o nicho perfeito para aplicar suas metodologias.

O gráfico abaixo compara os retornos de uma estratégia desenvolvida pela Hashdex com o Nasdaq Crypto Index, o índice passivo do mercado cripto.



Fonte: Bloomberg

O que isso quer dizer?

As estratégias de momentum têm um grande potencial no mercado cripto. Aproveitando algumas características do nicho, podem ajudar a antecipar movimentos de preço e, assim, maximizar os retornos do investidor.

Christian Gazzetta é economista formado pela UFRJ e redator da Hashdex, se dedica a aprender e ensinar sobre cripto desde 2017. Estuda métodos de valoração de criptoativos e os setores de DeFi e NFTs.

As informações desta coluna são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. 

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.