Siga nossas redes

SO$ Finanças

É seguro colocar meu único imóvel como garantia em um empréstimo?

O home equity vem ganhando força no Brasil há alguns anos, mas é preciso atenção.

Resposta de Cleber Lima*:

A resposta é sempre: depende!

Depende da finalidade do crédito. Pra fazer sentido, precisa ser uma tomada de crédito consciente, em que você sabe como direcionar o recurso e fazer esse dinheiro trabalhar a favor de você como, por exemplo, comprar matéria-prima com um desconto expressivo, fazer esse recurso girar algumas vezes no ano com lucro calculado, em que aquela frase faz sentido: “quem tem dinheiro faz dinheiro”.

Hoje é, sim, uma das melhores opções no mercado de credito em relação a prazos e taxas, porque aumenta muito o poder de compra de quem toma esse tipo de linha.

Ou, se for para quitar dívidas mais caras como cheque especial, factoring, faturas de cartões de crédito impagáveis ou até dívidas que possam atingir a matrícula como execução fiscal ou trabalhista, é mais que recomendado fazer esse tipo de operação.

O home equity ou crédito como garantia de imóvel, como é mais conhecido, vem ganhando força no Brasil há alguns anos, mas ainda está bem longe de atingir níveis europeus ou americanos. Lá, é comum esse tipo de operações.

Os bancos tradicionais não costumam oferecer essa linha de imediato, pois tem um spread baixo e uma certa burocracia de documentação. Contudo, hoje o mercado vem amadurecendo e já existem mais de 30 opções de fundos e fintechs oferecendo essas linhas com até 60% do valor de avaliação do imóvel.

Estas linhas podem chegar a longos prazos, de até 240 meses, taxas extremamente atrativas próximo de 1% ao mês mais o IPCA (índice da inflação oficial) ou taxas fixas próximas de 1,5% ao mês, para uma realidade de taxa de juros brasileira, às vezes dando carência de até seis meses e, dependendo do caso, é uma garantia real aprovando operações para clientes negativados.

Com isso, os clientes têm a chance de dar uma arrumada na vida financeira, respirar e seguir em frente sem necessariamente precisar ir ao banco tradicional dele.

Então, respondendo à pergunta, depende. Não é um credito para todos, mas muitos precisam dele e não sabem por onde começar.

*Planejador da Fiduc

*As informações neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. Envie sua pergunta para [email protected]

Veja também:

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.