SO$ Finanças

Qual a diferença entre comprar ações fracionárias e em lote?

Leitor pergunta se comprar 100 ações fracionárias é o mesmo que comprar um lote completo.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 4 min

Pergunta de Jede Ribeiro): Estou iniciando nos investimentos e gostaria de saber: se eu comprar várias ações com código de final F (que seriam ações fracionárias) até completar 100 ações que seria o lote, elas passariam a render como se eu tivesse comprado um lote de 100? Pergunto porque vi que ações compradas em lotes rendem uma porcentagem a mais que as fracionárias.

Resposta de Alexandre Resende*:

Os investimentos em ações vêm ganhando relevância no Brasil e junto com esse crescimento, dúvidas começam a surgir. Segundo o site da B3, já há mais de 5 milhões de CPFs investidores. Esse número, em 2018, não passava de 800 mil. Porém, mesmo com esse crescimento, apenas 2,4% da população brasileira investe em ações.

Nos EUA por exemplo, mais de 60% da população é investidora, ou seja, há um grande caminho pela frente. Claro que existe o fato de que países desenvolvidos têm ganhos na renda fixa muito baixos, já que trabalham com juros reduzidos e com isso ocorre um estímulo natural dos investidores procurarem rentabilidades maiores na renda variável.

De uns anos para cá, as corretoras de valores começaram a zerar suas taxas de corretagem e custódia e com isso começou uma democratização dos investimentos em ações, o que foi excelente, já que deu oportunidade ao pequeno investidor de dar seus primeiros passos na bolsa de valores. Então, aquela história de que investir em ações é apenas para quem tem muito dinheiro, não é mais válida.

Além dos custos zerados, existe o mercado fracionário, que é direcionado aos pequenos investidores. Nesse mercado, não há necessidade de comprar um lote padrão, que são 100 ações por lote. Você pode comprar uma fração de um lote padrão, ou seja, a partir de 1 ação até 99 ações.

O mercado fracionário é identificado pela letra F no final do código da ação. Por exemplo: PETR4 (lote padrão) deve ser comprado de 100 em 100 ações (100, 200, 300…). PETR4F (fracionário) pode ser comprado a partir de 1 ação (5, 20, 50, 99).

Ao comprar ações no mercado fracionário e juntando 100 quantidades, ela já pode sim ser negociada no mercado integral de lote padrão.

Saiba também que, embora em ambos os mercados, os ativos negociados são os mesmos, eles são independentes e com isso as cotações e liquidez são diferentes. No mercado fracionário a liquidez costuma ser mais baixa, ou seja, sua ordem de compra ou venda pode demorar mais para ser executada. 

Já com relação a cotações, essas diferenças não são tão relevantes nos principais papéis negociados em bolsa, mas em empresas de portes menores essas diferenças se distanciam mais. E não necessariamente rendem uma porcentagem diferente, conforme mencionado na pergunta.

A meu ver, o investidor não deve se preocupar com isso, mas sim em comprar bons ativos a preços justos e ir aumentado gradativamente sua carteira de ações, já que os resultados relevantes desse mercado estão no longo prazo.

Investir em ações é investir em renda variável, ou seja, são ativos que não possuem previsibilidade em seu retorno, logo é preciso ficar atento aos riscos envolvidos. Uma carteira bem diversificada, com classes de ativos distintas, de qualidade e respeitando o perfil e idade do investidor, é sempre a melhor receita.

Uma alternativa para quem está começando agora e não tem tempo e nem conhecimento para escolher as próprias ações, é investir em renda variável via fundos de ações. Nos fundos você conta com um gestor qualificado e que respira mercado financeiro, para fazer essa seleção de empresas por você. Quando falamos do pilar financeiro, fugir da ganância dos ganhos rápidos é um grande aliado do investidor de sucesso.

*Planejador Financeiro Fiduc.

*As informações neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. Envie sua pergunta para pautas@investnews.com.br

Mais Vistos