Siga nossas redes

Criptonews

Com derretimento da libra, bitcoin tem sido herói no Reino Unido

Com a libra esterlina caindo aos menores preços já registrados, cripto tem sido bote salva-vidas para os britânicos.

*ARTIGO

A libra esterlina (GBP) chegou ao seu menor valor da história nos últimos dias, ultrapassando a cotação de 1985. Por outro lado, o desastre do sistema financeiro tradicional reforçou o rótulo do bitcoin (BTC) como um ativo blindado às intempéries econômicas.

Apesar da alta volatilidade nos preços e a queda de 70% desde sua máxima histórica, o bitcoin voltou a brilhar no Reino Unido como ativo de proteção monetária. Não à toa, conforme publicação do James Butterfill, CEO da CoinShares, a moeda aumentou em 12 vezes o volume de negociações em relação à libra esterlina.

Volume de negociações do bitcoin em relação à libra esterlina (GBP). Fonte: twitter oficial James Butterfil

A atitude dos britânicos abraçando a criptomoeda como ativo de proteção não é uma novidade: o movimento foi o mesmo entre os que moram na Argentina, Nigéria, Venezuela e Turquia desde que os governos ligaram as impressoras e as moedas estatais entraram em um interminável espiral de baixa.

De fato, o cenário macroeconômico atual é bem negativo para o bitcoin e o mercado de cripto em geral, o qual deve sofrer com mais saída de capital ao longo dos próximos meses, com os investidores tradicionais ainda com medo de assumir mais risco. Mas, ao que tudo indica, é apenas uma questão de tempo para o bitcoin reverter sua situação atual.

Obviamente a conjuntura atual opera no futuro do bitcoin, e de qualquer moeda, mas o histórico de dados de ciclos anteriores do halving do BTC sugerem que ele está prestes a desfrutar de novas valorizações exponenciais.

Europa está afundando junto com a libra esterlina

A Europa está sentindo a crise financeira, agravada pela guerra entre Rússia e Ucrânia e, evidentemente, pela catastrófica inflação descontrolada.

Em 22 de setembro, por exemplo, o governo da Inglaterra anunciou um corte de impostos sem precedentes — o maior desde 1972 — em mais um atitude desesperada para tentar conter a inflação, fazendo com que a moeda atingisse nova mínima histórica.

Com 52 anos de história libra esterlina, como conhecemos iniciou sua jornada em 1971, onde, desde então, é emitida sem qualquer parâmetro.

Segundo a Porkopolis Economics, a taxa média de emissão da moeda desde 1970 tem sido de 11,2% ao ano, valor extremamente alto! Para se ter uma ideia desse desastre, o bitcoin, do qual críticos alegam não proteger contra a inflação, tem emissão de apenas 1,7% ao ano.

Características econômicas das principais e maiores moedas fiduciárias do mundo. Fonte: dados da plataforma Porkopolis Economics

Portanto, antes de entrar em desespero pela queda na cotação do BTC, é preciso ter sempre em mente que o ouro 2.0 não pode ser sancionado e existe um limite matemático em sua oferta.

Por consequência, o bitcoin deve apresentar, em breve, um movimento de recuperação diante da turbulência vivida pelas moedas fiduciárias, assim como da redução da taxa de juros pelos países, que deve iniciar dentro do primeiro semestre de 2023.

Preço cai, mas fundamentos continuam

A adoção crescente do bitcoin, alinhada às suas características intrínsecas, faz com que seja melhor do que qualquer outro ativo contra inflação e outras formas de manipulação de política monetária.

Além disso, a dificuldade de mineração (hash) do BTC alcançou novos patamares históricos recentemente, conforme os dados fornecidos pelo monitoramento on-chain BTC.com. Em outras palavras, isso significa duas coisas para os usuários e investidores:

  1. A rede bitcoin, com 13 anos ininterruptos de funcionamento, ficou ainda mais segura e descentralizada.
  2. A data do próximo halving do bitcoin foi antecipada, sendo previsto para o último trimestre de 2023, que tem, como histórico, ser sucedido por uma valorização exponencial.
Descrição: ciclos de halving do BTC no modelo stock-to-flow e valorizações da moeda subsequentes ao evento. Fonte: TradingView

Outro ponto importante é notar a resiliência que o preço do bitcoin está apresentando em meio a um contexto macroeconômico catastrófico, pois ele demonstra uma evolução na percepção dos investidores em relação ao ativo como uma classe que merece ser vista como um refúgio, diante do cenário cada vez pior de inflação mundial.

Nestes momentos sombrios é que grandes fortunas são formadas usufruindo da famosa regra “Comprar na Baixa”. Quando se trata de bitcoin, os preços atuais são uma grande oportunidade de acumulação.

Mayara é co-autora do livro “Trends – Mkt na Era Digital”, publicado pela editora Gente. Multidisciplinar, apaixonada por tecnologia, inovação, negócios e comportamento humano.

*As informações, análises e opiniões contidas neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews.


Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.