Siga nossas redes

Criptonews

Ethereum superou o bitcoin pela primeira vez na história

A atualização mais aguardada, The Merge, nem foi implementada e o ethereum já está colhendo seus frutos.

ARTIGO*

Desde o final de 2020, o ethereum (ETH) entrou em um grande processo de melhorias, conhecido por Ehereum 2.0. 

Dividida em 5 etapas e implementada aos poucos no decorrer dos anos, sua atualização “The Merge”, a mais importante da sua história, foi prevista para setembro de 2022, conforme divulgado pela Fundação Ethereum.

Como consequência, o interesse dos investidores pelo ETH explodiu e a moeda fez história, superando pela primeira vez os contratos futuros do bitcoin (BTC) no mercado de opções.

Fonte da imagem: site oficial da Fundação Ethereum

Segundo dados da Glassnode, maior ferramenta de análises on-chain do mercado, as corretoras de derivativos têm, atualmente, US$ 5,9 bilhões em posições de opções de ether em aberto, contra US$ 4,9 bilhões em bitcoin.

Fonte da imagem: Glassnode

E por que isso importa? Pois a maioria dessas posições são de “call”, ou seja, que acreditam na alta no ativo. Com o The Merge se aproximando, o índice de compra/venda do ETH atingiu um novo mínimo anual.

Quando relacionado à superação dos contratos com o bitcoin, maior e mais conhecida cripto, entende-se que os investidores estão mais interessados em ethereum do que qualquer outro ativo.

Fonte da imagem: relatório on-chain Glassnode

Afinal, o que é The Merge?

O evento, chamado de The Merge, vai mudar de vez o sistema de consenso do ethereum de Proof-of-Work (PoW), que depende da mineração para funcionar, para o Proo-of-Stake (PoS), o depósito de garantia, em que o validador de rede “trava” moedas e recebe recompensas por seu trabalho.

Fonte da imagem: site oficial da Fundação Ethereum

Uma das características mais relevantes do The Merge é justamente a alteração que ele vai proporcionar na taxa de emissão da rede, que irá sair de algo na faixa dos 14K ETH/dia para cerca de 1,4K ETH/dia, 10% desse valor.

Esse efeito, junto ao modelo de queima implementado pelo update EIP 1559, pode gerar, inclusive, um efeito deflacionário na moeda.

Ethereum rumo ao exponencial

Hoje é o rumor, é a especulação que está forçando a alta do ETH. Mas, em pouco tempo, será sua própria tecnologia revolucionária.

O que é realmente interessante é notar que haverá uma redução na oferta em proporções verdadeiramente monumentais. Em outras palavras, tende a torná-lo escasso, parecido, nesse sentido, com o bitcoin.

Entusiastas devem se atentar, pois ignorar o potencial do ethereum está se mostrando mais arriscado que investir na moeda.

*Mayara é co-autora do livro “Trends – Mkt na Era Digital”, publicado pela editora Gente. Multidisciplinar, apaixonada por tecnologia, inovação, negócios e comportamento humano.

*As informações, análises e opiniões contidas neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews.

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.