*ARTIGO
O cenário digital contemporâneo está em um constante estado de transformação, marcado por inovações que desafiam nossas percepções sobre a realidade. Nesse contexto dinâmico, a Visa (VISA34), gigante do setor financeiro, lançou um relatório abrangente intitulado “Desbloqueando o Potencial do Metaverso”.
Baseado em pesquisas extensivas e entrevistas com especialistas do setor, o relatório é uma colaboração entre o Centro de Inovação da Visa na América Latina e Caribe e a Payments and Commerce Market Intelligence (PCMI). Ele identifica três grandes oportunidades no metaverso: jogos eletrônicos, comércio e educação.
Sabendo da constante evolução e crescimento da tecnologia, ele examina profundamente o atual panorama do metaverso e suas potenciais trajetórias futuras, deixando bem claro que não se limita aos filmes de ficção científica.
A diferença entre a Web3 e o metaverso também foi esclarecida por Roberta Isfer, Diretora executiva de Inovação da Visa para América Latina e Caribe. A executiva destacou que a Web3 é a infraestrutura e o metaverso é uma aplicação que pode se beneficiar do desenvolvimento da Web3.
“À medida que visualizamos o potencial do metaverso, o novo relatório oferece uma base para os stakeholders definirem coletivamente o futuro desse espaço e criarem experiências verdadeiramente imersivas, interconectadas e inclusivas com a tecnologia, contribuindo para que todos prosperem neste mundo digital competitivo”, disse Roberta Isfer.
Os detalhes do relatório
O metaverso é uma convergência complexa de Web3, computação espacial, realidade virtual (RV), realidade aumentada (RA) e inteligência artificial (IA) generativa.
Assim, o relatório traz uma visão detalhada das oportunidades e desafios intrínsecos à convergência dessas tecnologias, mencionando a necessidade de uma abordagem gradual para educar os consumidores, desenvolver casos de uso viáveis e reforçar a segurança do ecossistema.
Além disso, ele traz o cenário da crescente disponibilidade de soluções financeiras baseadas em blockchain, incluindo pagamentos transfronteiriços e tokenização de ativos do mundo real, que estão moldando a paisagem do metaverso.
“Com a Web3 e o metaverso, esses casos de uso do mundo real poderão ocorrer em mundos virtuais, para fontes de valor físicas e digitais, desbloqueando novas fontes de liquidez, riqueza, comércio e negócios”
Lindsay Lehr, diretora geral da Payments and Commerce Market Intelligence
Por outro lado, o relatório também destaca a necessidade de esforços coletivos no setor, focando na melhoria da experiência do usuário (UX), acessibilidade, interoperabilidade, escalabilidade, integração de blockchain e desenvolvimento de marcos regulatórios seguros para identidade digital.
O metaverso não morreu
A integração de tecnologias como Web3, computação espacial, RV-RA e IA generativa cria um potencial significativo para moldar o metaverso e impulsionar sua evolução. Juntas, elas não apenas fornecem uma plataforma para experiências imersivas e interativas, mas também proporcionam uma oportunidade única para que usuários tenham controle e propriedade sobre seus ativos, sem eles reais ou virtuais.
A transformação da Web 3.0 promete uma nova era para a identidade digital e a gestão de ativos, capacitando os usuários com transparência e controle. Em particular, a indústria financeira tem a oportunidade de explorar e aproveitar esses princípios para criar soluções que transformarão a forma como se interage e se transaciona valores na era digital.
A pesquisa indica claramente que o metaverso não é apenas uma revolução tecnológica, mas uma transformação cultural e social, desafiando paradigmas e moldando o futuro da humanidade.
*As informações, análises e opiniões contidas neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews.
Veja também
- Por que Mark Zuckerberg, da Meta, aposta tão alto na inteligência artificial
- Big techs dos EUA rejeitam planos para fiscalização de carteiras digitais
- ‘7 Magníficas’ dominaram altas do S&P 500 e devem continuar subindo em 2024
- Integração entre IA e metaverso pode criar empregos para pessoas acima dos 40
- Ficou sabendo? Petrobras revisa contrato com Vibra; demissões na Meta