Siga nossas redes

Criptonews

Pagar IPTU com criptos? No Rio de Janeiro, sim

A partir de 2023, a Cidade Maravilhosa vai começar a aceitar pagamento do IPTU com criptoativos.

*ARTIGO

Sol, mar e água fresca? Que nada! Longe de estar descansando, o Rio de Janeiro não esperou a regulação de criptomoedas no Brasil para dar seus seus primeiros passos com ativos digitais.

O dia que os moradores da Cidade Maravilhosa esperavam chegou: foi anunciado durante o evento “Criptoatividade Carioca” que, a partir de 2023, o Rio de Janeiro permitirá que os cariocas paguem IPTU tanto em reais quanto em criptomoedas através dos gateway de pagamento.

O município também estuda implementar um plano de incentivo ao turismo e cultura baseado na tecnologia dos tokens não-fungíveis (NFTs) — mas os detalhes ainda não estão decididos.

Divulgação da novidade anunciada no “Criptoativo Carioca”, pelo Pedro Paulo, deputado federal pelo Rio. (Imagem: Reprodução/Twitter)

Com a iniciativa, oficialmente registrada no Diário do estado há pouco tempo, o Rio passa a ser a primeira cidade brasileira a oferecer o pagamento de algum tipo de tributo via criptoativos. 

Rio de Janeiro vai passar a aceitar diversas criptomoedas para pagar IPTU a partir de 2023 (Imagem: Reprodução/Diário Oficial)

Os valores pagos dos contribuintes em criptos serão convertidos diretamente para real antes de serem enviados aos cofres públicos. Ou seja, a cidade não receberá nem armazenará os ativos digitais. 

Rio, a cidade inteligente

“Cidade Inteligente” é um termo referente a uma cidade inovadora que utiliza as tecnologias de informação e comunicação para melhorar a qualidade de vida, a eficiência das operações e serviços urbanos e a competitividade, atendendo as necessidades das gerações atuais e futuras.

Nesse contexto, algumas iniciativas, como a aceitação de cripto para pagar IPTU, destacaram o Rio de Janeiro como uma das maiores “Smart Cities” do Brasil. 

Do ponto de vista mais racional, aceitar pagamento de imposto via criptoativos mostra que a Cidade Maravilhosa está aberta não só para visitas turísticas, mas também para investimentos em inovação.

Pagamento de IPTU com cripto é só um gatilho

A criação de um ambiente de negócios alinhado às expectativas da sociedade digital é fundamental para reforçar o potencial da cidade na atração de novos negócios e liderar transformações profundas no Brasil.

Em outras palavras, mais do que “outra forma de se pagar imposto”, a iniciativa transforma o Rio na capital da tecnologia e inovação do país.

Os avanços tecnológicos e econômicos, nacionais e internacionais, decorrentes das tecnologias blockchain, de novos meios de pagamentos e dos criptoativos estão transformando o mundo e reformulando o sistema monetário atual.

Gostando ou não, não há maior prazer para muitos entusiastas de criptomoedas do que ver a aplicação no mundo real das possibilidades ilimitadas que acompanham a adoção da tecnologia.

Não se pode ignorar que o universo das criptomoedas é um importante — e crescente — segmento e que, acima de tudo, possui grande potencial de desenvolver ainda mais a economia carioca.

Mayara é co-autora do livro “Trends – Mkt na Era Digital”, publicado pela editora Gente. Multidisciplinar, apaixonada por tecnologia, inovação, negócios e comportamento humano.

*As informações, análises e opiniões contidas neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.