Criptonews

Preços de NFTs divergem à espera de atualização da Ethereum

Tokens têm ido em direção oposta ao ether, criptomoeda da blockchain que será atualizada.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 3 min

Os preços do ether (ETH) e de tokens não fungíveis que geralmente operam na rede Ethereum vão em direções opostas, à medida que investidores compram a segunda maior criptomoeda antes da esperada atualização de software da blockchain.

O ether subiu 54% entre 13 de junho e 15 de agosto, segundo dados compilados pela Bloomberg. Em média, tokens não fungíveis (NFTs) caíram quase 19% no mesmo período, de acordo com a consultoria NonFungible.

Bored Apes exibido no restaurante Bored & Hungry em Long Beach, Califórnia. (Crédito: Bloomberg)

As criptomoedas atingiram uma mínima em meados de junho – o ether caiu abaixo de US$ 1.000 em 18 de junho – após o olapso da blockchain Terra e com o efeito cascata que atingiu o hedge fund Three Arrows Capital e a plataforma de empréstimos cripto Celsius Network.

“O caminho normal seria: se o ETH subisse ou descesse, se o ETH andasse de lado, os NFTs teriam espaço para se mover”, disse Sasha Fleyshman, gestor de portfólio da empresa de investimentos Arca. “Agora, estão com baixo desempenho em qualquer circunstância – para cima, para baixo, para o lado.”

Como os NFTs mais valiosos – como a arte digital dos personagens das coleções dos Bored Apes e CryptoPunks – são vendidos em ether, ambos normalmente tendem a se mover em sincronia. No passado, os NFTs muitas vezes não caíram tanto quanto o ether e, às vezes, se valorizaram mais do que o token, disse Fleyshman.

Merge

Isso mudou à medida que investidores começaram a acumular ether com a esperança de que a criptomoeda continue a subir antes da atualização de software conhecida como “Merge”. A atualização deve ocorrer em setembro, depois de ser adiada por vários anos. Investidores com ether na carteira também estão ansiosos para conseguir mais tokens que possam resultar de bifurcações da rede principal Ethereum em torno da fusão.

Mas não há incentivo para comprar NFTs.

O interesse nos tokens não fungíveis continua a diminuir, e volumes de negociação mostram forte queda nos últimos meses, de acordo com o rastreador DappRadar. O OpenSea, maior marketplace de NFTs do mundo, registra as vendas mensais mais baixas em um ano, de acordo com a Dune Analytics.

Muitos NFTs de primeira linha também apresentam fraco desempenho. O preço mínimo do Bored Ape Yacht Club – o mais baixo para um item da coleção – subiu menos de 15% no último mês, de acordo com o rastreador NFT Price Floor. Outro NFT popular, o CryptoPunks, registrou alta de 13% do preço mínimo, de acordo com o site.

Não se sabe se os preços dos NFTs existentes vão se recuperar, disse Fleyshman, da Arca. A próxima onda de NFTs com potencial de valorização pode estar ligada a associações a clubes, acesso a academias ou campos de golfe, avalia.

“Eu chamaria este último ciclo de especulativo”, disse Fleyshman. “Minha esperança é que o próximo ciclo seja orientado por valor.”

Veja também:

Mais Vistos