Siga nossas redes

Criptonews

Bitcoin cash (BCH): conheça o fork do bitcoin com potencial de crescimento

Cripto tem chamado atenção do mercado por sua semelhança com o bitcoin, saiba a diferença entre eles.

Moeda bitcoin dourada

O bitcoin cash (BCH) tem chamado a atenção do mercado devido a sua semelhança com o bitcoin, com um adendo: o baixo valor de mercado. Enquanto o bitcoin (BTC) chegou a atingir R$ 350 mil a unidade, o bitcoin cash teve seu ponto mais alto em seu lançamento, a R$ 10 mil a unidade.

O bitcoin cash é uma criptomoeda com alta capitalização, que já deixou de ser uma microcoin há muito tempo. Envolvido em polêmicas e com particularidades técnicas, o bitcoin cash ainda é bem relevante no mercado. Entenda tudo sobre ele abaixo.

O que é o bitcoin cash?

bitcoin cash foi uma hard-fork do bitcoin, surgida em 2017. Foi criada de modo a dar escalabilidade e volume de transações mais baratas para a rede blockchain do bitcoin. Entretanto, o bitcoin cash também foi alvo de críticas por aumentar a centralização das operações – um dos processos mais criticados por desenvolvedores.

O que é uma hard-fork

Uma hard-fork é um nome técnico para se referir a uma divisão profunda nas normas blockchain de uma criptomoeda. Toda rede blockchain pode passar por uma divisão – uma fork – e ela pode ser considerada soft ou hard.

Uma soft fork ocorre quando as mudanças de regras não são significativas para inviabilizar a coexistência dos blocos. Em outras palavras, seria como ter uma versão de um programa – como o Word por exemplo – que ainda funciona.

Já uma hard fork é uma atualização tão drástica na rede blockchain que os novos blocos são considerados em uma rede separada. É quando a atualização de um aplicativo ou programa inviabiliza que ele esteja funcionando em máquinas mais recentes. Outro exemplo é o dos videogames: um jogo projetado para um PlayStation 5 não consegue ser jogado em um PlayStation 1.

Para que serve o bitcoin cash

Tendo surgido como uma hard-fork do bitcoin, o bitcoin cash surgiu da necessidade de agilizar os pagamentos feitos com a criptomoeda. Isso foi feito aumentando o tamanho do bloco – o registro da rede blockchain que armazena as transações feitas. 

Caio Villa, CIO da Uniera Cripto Ventures, comenta sobre as particularidades técnicas do bitcoin cash:

“O bitcoin cash é hoje um ativo majoritariamente especulativo. Lá em 2017, a principal alteração que fizeram foi aumentar o tamanho do bloco do bitcoin, que tinha 1MB para 8MB. Isso trouxe escalabilidade para o negócio, diminuindo o custo por transação e o número de transações por minuto.”

Qual a diferença entre bitcoin e bitcoin cash

A principal diferença entre bitcoin (BTC) e o bitcoin cash (BCH) é a concentração. O bitcoin cash, buscando maior escalabilidade, não viu problema em sacrificar parte da descentralização das finanças, criando uma cisão na comunidade de desenvolvedores.

De um lado, há uma linha de raciocínio entre desenvolvedores que defendem a descentralização financeira no uso de criptoativos. Eles são favoráveis a um maior volume de atores responsáveis por validar as operações.

Do outro, há a vontade de operacionalizar a moeda. A discussão levou a uma mudança de postura e ocasionou alguns dilemas técnicos e éticos.

“No bitcoin é possível sete transações por segundo. Outras redes procuraram aumentar o tamanho do bloco para colocar mais transações. É uma das propostas de escalabilidade” afirma Lucas Pinsdorf, especialista em Novos Negócios do Mercado bitcoin. 

“O lado não tão positivo é que uma pessoa física, por exemplo, precisaria ser uma espécie de data center para colaborar com a rede. É algo que inviabiliza que uma pessoa comum seja um nó verificador. Acaba sacrificando a descentralização. Por isso a maior parte da comunidade do bitcoin foi contra.”

Como minerar bitcoin cash

Justamente devido a essa maior centralização no poder de processamento, hoje poucos nós são responsáveis pela maior parte do poder de mineração do bitcoin ou criptoativo. A mineração hoje pode ser feita por máquinas individuais, mais potentes, ou em pools de mineração.

Villa nos entrega uma relação dos principais pools de mineração na rede blockchain do bitcoin cash em 2022, responsáveis por cerca de 85% do poder de mineração da rede em meados de 2022:

PoolHashrate estimada*
ViaBTC507,16 PH/s*
AntPool181,13 PH/s
BTC.com137,66 PH/s
Smiling Face125,58 PH/s
SBI Crypto115,92 PH/s
Proolin101,43 PH/s
Prohashing60,38 PH/s
Mining-Dutch33,81 PH/s

* PH/s – petahash por segundo, quadrilhões de hash por segundo

E como comprar o bitcoin cash?

Para comprar o bitcoin cash, é possível encontrar em quase todas as corretoras de criptoativos no mercado. Graças à capitalização de mercado – em cerca de U$ 2 bilhões em 2022 – e a incertezas envolvendo seu lançamento, a criptomoeda entrou em circulação na maioria delas.

“Hoje já fica muito mais claro quem ‘ganhou’ a disputa, até olhando capitalização e liquidez, que o bitcoin levou a melhor sobre o bitcoin cash. Mas ele continua ali, uma herança” afirma Pinsdorf.

Vale a pena investir em bitcoin cash?

Existe muita busca por possíveis altas do bitcoin cash – estimativas de quanto ele irá valer em 2025, se vale a pena investir no ativo, e que outros big players estão comprando enquanto está barato. Foi o caso da Hashdex, que em novembro de 2021 incluiu o bitcoin cash em seus ETFs de cripto

Hoje, tanto Villa quanto Pinsdorf garantem que o investimento em bitcoin cash, como o em qualquer outro criptoativo, precisa, antes de tudo, de estudo. 

“O mundo cripto, em termos gerais, tem muita documentação – o objetivo é ser transparente” afirma Villa. “É por isso que é importante continuar estudando. Ninguém vai saber o que é mais importante para a pessoa do que ela mesma. E com o criptoativo, você consegue estudar a moeda”. 

Veja também:

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.