Siga nossas redes

Finanças

ETFs de criptomoedas: veja a lista completa dos ativos listados na B3

HASH11, QBTH11, BITH11 e QETH11 foram os primeiros fundos de índices listados na bolsa brasileira; saiba mais.

A B3 passou a listar recentemente ETFs (fundos de índice) de criptomoedas, que replicam o comportamento de índices lastreados nestes ativos digitais.

O primeiro a ser negociado na bolsa brasileira foi o HASH11 (Nasdaq Crypto Index Fundo de Índice), lançado pela Hashdex em abril de 2021. O ETF “copia” o desempenho do Nasdaq Crypto Index (NCI), desenvolvido pela Nasdaq e a própria Hashdex, com o intuito de refletir globalmente o movimento do mercado de criptoativos.

Criptomoedas 24/01/2022 REUTERS/Dado Ruvic

Já o QR CME Bitcoin (QBTC11) foi o primeiro ETF da América Latina 100% focado em bitcoin. Gerido pela QR Asset Management, gestora do grupo GR Capital, o fundo de índice tem como base o “CME CF Bitcoin Reference Rate”, índice dos contratos futuros de bitcoin da principal bolsa de derivativos do mundo, a Chicago Mercantile Exchange (CME).

Em agosto de 2021, foi a vez do lançamento de mais dois ETFs de criptomoedas na B3: um deles, o QETH11 (QR CME CF Ether Reference Rate), possui 100% de exposição à moeda digital Ether, usada dentro da plataforma de blockchain Ethereum, segunda criptomoeda de maior valor de mercado, só atrás do bitcoin. Ele segue o CME CF Ether Reference Rate.

Outro fundo de índice lançado na B3 foi o Hashdex Nasdaq Bitcoin Reference Price Fundo de Índice, 100% focado em bitcoin, com o código BITH11. Foi o primeiro ETF verde do segmento. Ele segue o Nasdaq Bitcoin Reference Price (NQBTC). O preço inicial de cada cota será de R$ 50 com taxa de administração de 1% ao ano.

Mais recentemente, as gestoras Hashdex e QR Capital lançaram ETFs focados em finanças descentralizadas (DeFi), operações que não estão sujeitas ao controle de intermediários, como bancos, governos e outras instituições financeiras. Além disso, a gestora Investo lançou um fundo que replica ações ligadas a criptomoedas do metaverso.

ETFs de criptomoedas na B3

Veja a lista completa de ETFs de criptomoedas listados na B3:

ETFÍNDICE QUE REPLICAATIVOGESTORA
HASH11 Nasdaq Crypto IndexCriptomoedasHashdex
QBTC11 CME CF Bitcoin Reference RateBitcoinQR Capital
BITH11 Nasdaq Bitcoin Reference PriceBitcoinHashdex
QETH11 CME CF Ether-Dollar Reference RateEthereumQR Capital
ETHE11 ETHER HASH CI EthereumHashdex
NFTS11 MVIS Crypto Media & Entertainment Leaders Index, administrado pela MV Index Solutions (MVIS®). Criptoativos do metaversoInvesto
QDFI11 CF DeFi Index DeFiQR Capital
DEFI11 DEFI HASH DeFiHashdex

Fonte: B3

Leia também:

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.