Siga nossas redes

Finanças

Gestora de criptoativos Hashdex lança ETF 100% de bitcoin

Taxa de administração será de 1% e a expectativa é que a cota mínima para investir seja de R$ 50.

Publicado

em

por

Investnews
criptomoedas
Representações da moeda virtual bitcoin são colocadas sobre cédulas de dólares. 26/5/2020. REUTERS/Dado Ruvic

A Hashdex, gestora de criptoativos, anunciou nesta terça-feira o lançamento de um ETF (fundo de índice) 100% de bitcoin, que é hoje a criptomoeda mais negociada no mundo.

De acordo com a  gestora, o período de reserva foi iniciado e os investidores tem até o dia 30 de julho para garantir as primeiras cotas do Hashdex Nasdaq Bitcoin Reference Price Fundo de Índice (BITH11). O ETF terá 1% de taxa de administração e a expectativa é que a cota mínima para investir seja de R$ 50. A previsão é que o produto chegue na B3 na primeira quinzena de agosto. 

Segundo a Hashdex este será o primeiro ETF de criptomoeda brasileiro que replicará um fundo que busca neutralizar as emissões de carbono da mineração do ativo.

“Entendemos que o bitcoin pode contribuir muito para incentivar o uso de energia limpa ao redor do mundo. Queremos antecipar esse movimento e oferecer ao investidor um produto que estimule o potencial sustentável deste ativo”, disse Roberta Antunes, diretora de crescimento da Hashdex, em nota divulgada nesta terça-feira.

A gestora comunicou que ainda contará com o apoio da empresa alemã Crypto Carbon Ratings Institute (CCRI), provedora de uma metodologia globalmente reconhecida para cálculo de emissão de carbono em redes blockchain.

A CCRI produzirá relatórios anuais contendo cálculos e estimativas do consumo de energia e emissão de carbono relativos ao processo de mineração de todos os bitcoins adquiridos pelo Hashdex Nasdaq Bitcoin ETF – fundo de índice alvo do BITH11. Além disso, buscará gerar estimativas científicas do consumo de energia e emissões de carbono da rede Bitcoin.  

Com base nos cálculos, o ETF reduzirá sua pegada de carbono e buscará investir em projetos que viabilizam a manutenção do meio ambiente.

A XP, o Itaú BBA, e Banco Genial serão os coordenadores da oferta do fundo. A Hashdex informou que não há um limite máximo para captação, mas a meta é alcançar valores similares aos conquistados em março com o lançamento do HASH11 – primeiro ETF de cripto lançado no Brasil.  

Veja também

Invista com rentabilidade altíssima alavancando seus ganhos! Invista em Índice!

Anúncio Patrocinado Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem! Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem!