Siga nossas redes

Finanças

Gestora de criptoativos Hashdex lança ETF 100% de bitcoin

Taxa de administração será de 1% e a expectativa é que a cota mínima para investir seja de R$ 50.

criptomoedas
Representações da moeda virtual bitcoin são colocadas sobre cédulas de dólares. 26/5/2020. REUTERS/Dado Ruvic

A Hashdex, gestora de criptoativos, anunciou nesta terça-feira o lançamento de um ETF (fundo de índice) 100% de bitcoin, que é hoje a criptomoeda mais negociada no mundo.

De acordo com a  gestora, o período de reserva foi iniciado e os investidores tem até o dia 30 de julho para garantir as primeiras cotas do Hashdex Nasdaq Bitcoin Reference Price Fundo de Índice (BITH11). O ETF terá 1% de taxa de administração e a expectativa é que a cota mínima para investir seja de R$ 50. A previsão é que o produto chegue na B3 na primeira quinzena de agosto. 

Segundo a Hashdex este será o primeiro ETF de criptomoeda brasileiro que replicará um fundo que busca neutralizar as emissões de carbono da mineração do ativo.

“Entendemos que o bitcoin pode contribuir muito para incentivar o uso de energia limpa ao redor do mundo. Queremos antecipar esse movimento e oferecer ao investidor um produto que estimule o potencial sustentável deste ativo”, disse Roberta Antunes, diretora de crescimento da Hashdex, em nota divulgada nesta terça-feira.

A gestora comunicou que ainda contará com o apoio da empresa alemã Crypto Carbon Ratings Institute (CCRI), provedora de uma metodologia globalmente reconhecida para cálculo de emissão de carbono em redes blockchain.

A CCRI produzirá relatórios anuais contendo cálculos e estimativas do consumo de energia e emissão de carbono relativos ao processo de mineração de todos os bitcoins adquiridos pelo Hashdex Nasdaq Bitcoin ETF – fundo de índice alvo do BITH11. Além disso, buscará gerar estimativas científicas do consumo de energia e emissões de carbono da rede Bitcoin.  

Com base nos cálculos, o ETF reduzirá sua pegada de carbono e buscará investir em projetos que viabilizam a manutenção do meio ambiente.

A XP, o Itaú BBA, e Banco Genial serão os coordenadores da oferta do fundo. A Hashdex informou que não há um limite máximo para captação, mas a meta é alcançar valores similares aos conquistados em março com o lançamento do HASH11 – primeiro ETF de cripto lançado no Brasil.  

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.