Siga nossas redes

Economia

Com inflação, varejo deve faturar menos no Natal pelo 2º ano seguido

Previsão é da CNC, que projeta queda real no volume de vendas em 2021.

ICMS do varejo no Natal
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Atividade fraca, desemprego elevado e inflação de dois dígitos devem derrubar pelo segundo ano seguido as vendas do Natal. A data deve amargar neste ano queda real – descontada a inflação – de 2,6% em relação a 2020, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que projeta vendas de R$ 57,48 bilhões. Em 2020, o faturamento real recuou 2,9%.

Segundo a CNC, o fluxo de consumidores às lojas já superou em 1,9% o movimento de fevereiro de 2020, pré-pandemia, de acordo com dados da plataforma Google.

A dificuldade do varejo de repassar as fortes altas de preços do atacado e a relativa estabilidade do câmbio fizeram as lojas recorrerem às importações de itens natalinos. As importações cresceram 19% em valor entre setembro e novembro ante igual período de 2020. A taxa média de câmbio entre setembro e novembro de 2020 e de 2021 ficou estável.

Mesmo com os importados, o estudo da CNC mostra que a inflação de Natal, que reúne 24 itens mais consumidos na data, subiu 13,8% nos últimos 12 meses.

Veja também

  • O que é, quem pode ser e como se tornar um Investidor qualificado?
  • Renda passiva: o que é e dicas para ganhar dinheiro investindo
  • Units: o que são e como funciona este tipo de ação
  • O que é BDR e como funciona esse investimento?
  • Rentabilidade: o que é, como funciona, conceito e tipos

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.