Siga nossas redes

Economia

IGP-M sobe 3,28% em novembro e acumula alta de 24,52% em 12 meses

O indicador é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de aluguel de imóveis.

Publicado

em

REUTERS/Henry Romero

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) subiu 3,28% em novembro, depois de avançar 3,23% no mês anterior, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (27) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Com o resultado, o índice acumula alta de 24,52% em 12 meses e de 21,97% no ano.

Leia mais:

O avanço do IGP-M de novembro foi sustentado pela aceleração do Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60% do índice geral e apura a variação dos preços no atacado. O índice registrou alta a 4,26% em novembro, depois de ganhar 4,15% em outubro.

O grupo Matérias-Primas Brutas subiu 5,60% em novembro, ante 5,55% em outubro, enquanto os Bens Intermediários registraram alta de 4,07%, ante 3,74% no mês anterior.

Segundo André Braz, coordenador dos índices de preços, o avanço nos preços de commodities agropecuárias importantes colaboram para a consolidação do IPA, e consequentemente, para a alta do índice geral. “Nesta edição, destacaram-se milho (10,95% para 21,85%), trigo (2,32% para 19,20%) e bovinos (6,92% para 7,40%)”, acrescentou.

A pressão para o consumidor ficou ligeiramente mais fraca, dado que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), com peso de 30% sobre o índice geral, passou a subir 0,72% no mês, de alta de 0,77% em outubro.

A principal colaboração para esse resultado partiu do grupo Educação, Leitura e Recreação, que desacelerou sua alta de 3,10% para 1,44% em novembro, refletindo o arrefecimento do preços das passagens aéreas.

Já o Índice Nacional de Custo de Construção (INCC), por sua vez, registrou alta de 1,29% em novembro, depois de subir 1,69% em outubro.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de aluguel de imóveis.

*Com informações da Reuters e Estadão Conteúdo

Compre ações através da melhor plataforma do mercado: Invista pela Easynvest!

Anúncio Patrocinado BDR BDR

O InvestNews é um canal de conteúdo multiplataforma que oferece a cobertura diária de notícias e análises sobre economia, investimentos, finanças, mercado financeiro, educação financeira, projeções, política monetária e econômica. Tudo o que mexe com o seu dinheiro você encontra aqui, com uma linguagem simples e descomplicada sobre o mundo da economia e dos investimentos.