Siga nossas redes

Economia

Imposto de Renda: sou autônomo ou MEI. Como devo declarar?

Na sua declaração, deverão ser informados apenas os rendimentos isentos e os tributáveis do exercício de sua atividade.

Publicado

em

por

Samir Choaib*
empreendedor

As receitas obtidas com a atividade enquadrada como Microempreendedor Individual (MEI) devem ser informadas em sua declaração do MEI. Já na sua declaração de Imposto de Renda (IRPF) deverão ser informados apenas os rendimentos isentos e os tributáveis resultantes de sua atividade exercida na condição de MEI.

Os rendimentos isentos correspondem ao valor resultante do percentual aplicável à sua atividade econômica (de que trata o art. 15 da Lei n.º 9.249, de 26 de dezembro de 1995) sobre a receita bruta anual auferida pela MEI.

O resultado dessa conta deverá ser declarado na seção “Rendimentos Isentos – Lucros e Dividendos Recebidos pelo Titular” da DIRPF. Por seu turno, o valor que desejar distribuir que exceder à parcela isenta será tributável pelo imposto de renda e deverá ser declarada na ficha de “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ pelo Titular” da DIRPF.

*Samir Choaib é sócio-fundador do escritório Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados.

SAIBA TUDO SOBRE O IMPOSTO DE RENDA 2020:

Ganhe dinheiro sem sair de casa. Invista pela Easynvest!

Anúncio Patrocinado Não corra o risco de faltar dinheiro lá na frente. Não corra o risco de faltar dinheiro lá na frente.

O InvestNews é um canal de conteúdo multiplataforma que oferece a cobertura diária de notícias e análises sobre economia, investimentos, finanças, mercado financeiro, educação financeira, projeções, política monetária e econômica. Tudo o que mexe com o seu dinheiro você encontra aqui, com uma linguagem simples e descomplicada sobre o mundo da economia e dos investimentos.