Siga nossas redes

Economia

Preços ao consumidor sobem com força em janeiro nos Estados Unidos

Nos 12 meses até janeiro, o índice saltou 7,5%, maior avanço anual desde fevereiro de 1982, e após avanço de 7,0% em dezembro.

Inflação dos EUA: preços ao consumidor sobem com força em janeiro
Barista prepara café em Houston, EUA 10/03/2021. REUTERS/Callaghan O’Hare/File Photo/File Photo

Os preços ao consumidor nos Estados Unidos subiram de forma sólida em janeiro, com o maior aumento anual da inflação em 40 anos, o que pode reforçar a especulação dos mercados financeiros de um aumento de 50 pontos-base nos juros no próximo mês pelo Federal Reserve.

O índice de preços ao consumidor subiu 0,6% no mês passado, após alta de 0,6% em dezembro, informou o Departamento do Trabalho nesta quinta-feira. Nos 12 meses até janeiro, o índice saltou 7,5%, maior avanço anual desde fevereiro de 1982, e após avanço de 7,0% em dezembro.

O salto marca o quarto mês seguido de altas superiores a 6% na base anual. Economistas consultados pela Reuters previam alta de 0,5% para o índice no mês e avanço de 7,3% na base anual.

Relatório separado do Departamento do Trabalho mostrou que os pedidos iniciais de auxílio-desemprego caíram em 16 mil, para 223 mil em dado ajustado sazonalmente, na semana encerrada em 5 de fevereiro.

Economistas previam 230 mil pedidos para a última semana. As reivindicações aumentaram do início de janeiro até o meio do mês, com a disseminação da variante Ômicron do coronavírus pelo país.

As solicitações caíram ante um recorde de 6,149 milhões em abril de 2020.

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.