Com o intuito de aumentar o número de profissionais negros que trabalham no mercado financeiro ou na área de educação financeira, a B3 (B3SA3) lançou nesta segunda-feira (22) um novo programa de capacitação destinado para pessoas negras e pardas.

O anúncio foi feito durante evento de ‘Toque de campainha pela equidade racial’ , que aconteceu na sede da bolsa brasileira, em São Paulo.

Embora o objetivo seja ampliar o número de profissionais, o curso não é apenas para quem busca trabalhar no mercado financeiro. O programa tem como intuito contribuir com a educação financeira e de mercado financeiro dos participantes. “Queremos formar pessoas em educação financeira, administração de investimento pessoal, poupança e independência financeira”, afirmou Ana Buchaim, diretora executiva de pessoas, marca, comunicação e sustentabilidade da B3.

Podem participar do curso pessoas negras ou pardas, com 18 anos ou mais. As inscrições iniciam nesta segunda-feira (22) e vão até o final de dezembro. Para participar basta se inscrever neste link https://www.bettha.com/capacitacaomercadofinanceirob3.

O curso é gratuito e não tem limite de vagas.

“Não dá mais para avançar falando que lugar de negro é na base. Passamos dessa fase e todo lugar dentro das organizações deve ser lugar para pessoas negras”, afirmou Jandaraci Araujo, conselheira do CIEE- SP, Kunumi e Capitalismo Consciente Brasil, frase que ilustra a iniciativa.

Primeira fase

Com conteúdos de educação financeira e mercado financeiro, o programa estará composto por duas fases. Na primeira etapa, não há limites de inscrições.

Os participantes terão acesso a um programa de formação online com uma trilha de desenvolvimento dividida em 4 módulos. São estes:

Segunda fase

Aqueles participantes que concluírem com bom aproveitamento a primeira etapa, e tenham interesse em atuar no mercado financeiro, devem passar por uma segunda fase que inclui a análise das respostas no processo da inscrição, currículos e interesses profissionais.

Nesta etapa serão selecionadas 200 pessoas para participarem de um programa de desenvolvimento de habilidades comportamentais, plano de carreira e preparação para entrevistas de emprego no mercado financeiro.

No final do programa, serão contemplados 60 alunos que se destaquem pelo seu desempenho no curso. Eles receberão uma bolsa com cursos preparatórios para tirar certificações do mercado financeiro, entre estas CPA 20 (distribuição de produtos de investimento para clientes de alta renda e institucionais), PQO (Programa de Qualificação Operacional) e CNPI (Certificado Nacional do Profissional de Investimento).

Por meio destas certificações, os participantes podem trabalhar no mercado financeiro como analistas ou especialistas de investimentos, ou nas áreas de operações, risco e compliance.

Durante todo o programa, a B3 pretende contratar alguns dos alunos para trabalhar na bolsa brasileira. As oportunidades de emprego independem deles terem sido contemplados ou não com as bolsas para certificações.

Veja também