Um tribunal sul-coreano emitiu mandado de prisão para Do Kwon, o principal desenvolvedor das criptomoedas Luna e TerraUSD, cujo colapso em maio chacoalhou ativos digitais em todo o mundo. Kwon, também fundador da plataforma blockchain Terraform Labs, foi acusado por investidores de fraude após o colapso.
“Um mandado de prisão foi emitido para um total de seis pessoas, incluindo Do Kwon, que atualmente residem em Cingapura”, disse um porta-voz da promotoria nesta quarta-feira (14), sem detalhar o motivo.
Kwon não respondeu imediatamente a um e-mail da Reuters pedindo comentários. A Força Policial de Cingapura também não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
A ordem de prisão vem após meses de investigação e em meio à indignação pública na Coreia do Sul diante do colapso dos ativos. Globalmente, investidores das duas criptomoedas perderam cerca de 42 bilhões de dólares, de acordo com a empresa de análise de blockchain Elliptic.
Em uma entrevista via vídeo em agosto à plataforma de mídia sobre criptomoedas Coinage, Kwon disse que se mudou para Cingapura devido a preocupações com a segurança de sua família e negou sugestões de que a realocação ocorreu por causa do colapso dos ativos ou uma tentativa de fugir dos investigadores.
Veja também
- A geração Z vai mudar o mundo. E isso é um mau presságio para a poupança
- Remessa de recursos para comprar cripto atinge recorde de R$ 10 bilhões
- Alerta no BC: remessas de criptos e bets já superam gasto de brasileiro no exterior
- Estreia de ETFs de ether nos EUA testará demanda por cripto
- O jogo dos sete erros do investidor brasileiro