Um novo ETF (fundo de índice), com exposição a empresas de mercados emergentes asiáticas, estreou nesta segunda-feira (28) na B3. O Trend ETF MSCI Asia ex-Japão iniciou as negociações com o código ASIA11 e o valor inicial de cada cota foi de R$ 10.
O ETF vai replicar o desempenho do índice iShares MSCI All Country Asia ex Japan, com exposição a mil empresas de países como Hong Kong, Taiwan, Coreia do Sul, Índia, China, Singapura e Tailândia.
O ETF terá 40% de exposição ao setor de tecnologia. Entre as principais posições do fundo de índice estão companhias como Taiwan Semiconductor (7%), Tencent Holdings (5,8%), Alibaba (5,4%) e Samsung (4,6%).
Por replicar o retorno do MSCI All Country Asia ex Japan, o ETF terá exposição cambial ao dólar e as moedas dos países emergentes que integram o índice.
A taxa de administração é de 0,30% ao ano sobre o valor investido. O ASIA11 também terá cobrança do Imposto de Renda de 15% sobre o ganho nas negociações.
O ativo é indicado para quem busca diversificar a carteira investindo em países que estão na vanguarda da tecnologia e inovação global.
A gestão é realizada pela XP Asset, gestora da XP Investimentos. Com o ASIA11, a B3 já soma 42 ETFs listados, sendo 15 referenciados a índices internacionais.
Veja também:
• Tudo sobre o USTK11, novo ETF de big techs que chega à B3 no final de julho.
• Exploração espacial: como investir no setor?