Siga nossas redes

Finanças

Ibovespa fecha em alta em dia de PIB, com endosso de NY; dólar cai

Mercado reagiu à divulgação do índice, que registrou avanço de 1% no primeiro trimestre de 2022.

B3 Bolsa Ibovespa
Crédito: Shutterstock

O principal índice da bolsa brasileira, o Ibovespa, encerrou em alta nesta quinta-feira (2), com o mercado reagindo à divulgação dos dados do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre e com o apoio de Wall Street. O dólar fechou em queda.

No dia, o Ibovespa avançou 0,93%, aos 112.392 pontos. Já o dólar recuou 0,32%, negociado a R$ 4,7885.

Nesta quinta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) divulgou que o PIB brasileiro cresceu 1% no primeiro trimestre na comparação com os últimos três meses de 2021, com a ajuda da retomada do setor de serviços, mesmo com o cenário de inflação e juros elevados e incertezas externas.

Especialistas afirmam que o número confirmou a força da atividade doméstica no início de 2022. Eles contudo, esperam desaceleração da atividade no segundo semestre do ano, principalmente devido ao aumento da taxa de juros.

Cenário externo

Uma nova rodada de dados econômicos dos Estados Unidos, porém, adicionou volatilidade aos negócios em Wall Street, enquanto o preço do petróleo mostrou alguma reação, revertendo o alívio proporcionando pela a queda em praças externas mais cedo.

“Nós estamos importando essa volatilidade“, disse o especialista em renda variável do escritório de investimentos Blue3 Victor Hugo Israel.

A agenda norte-americana mostrou que a geração de emprego no setor privado dos EUA ficou abaixo do esperado em maio, mas os novos pedidos de auxílio-desemprego recuaram inesperadamente na semana passada.

“Esses dados, principalmente o de pedido de seguro-desemprego, demonstram que o mercado de trabalho nos EUA está de certa forma aquecido”, disse Israel.

Bolsas mundiais

Wall Street

Wall Street fechou em alta firme nesta quinta-feira, liderada por Tesla, Nvidia e outras ações de crescimento de megacapitalização em um pregão agitado antes da divulgação de um importante relatório de empregos nos Estados Unidos previsto para sexta-feira.

De acordo com dados preliminares, o S&P 500 ganhou 1,85%, para 4.176,93 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite valorizou 2,68%, para 12.316,42 pontos. O Dow Jones subiu 1,29%, para 33.236,09 pontos.

Europa

As ações europeias subiram nesta quinta-feira, lideradas por empresas dos setores industrial e de luxo, mas os ganhos foram limitados por preocupações persistentes sobre a desaceleração do crescimento econômico e o avanço dos preços.

Os volumes de negociação foram moderados, já que os mercados de Londres estão fechados para o feriado do Jubileu de Platina da rainha Elizabeth.

O grupo francês de bebidas alcoólicas Remy Cointreau subiu 4,9%, após superar estimativas de lucro para o ano cheio e fornecer uma perspectiva otimista para este ano e além.

Outras ações de luxo seguiram o exemplo. LVMH, L’Oreal e EssilorLuxottica ganharam entre 1,7% e 3,1%, proporcionando os maiores impulsos para o índice geral.

As ações de petróleo, por sua vez, caíram, mesmo após os preços da commodity apagarem perdas anteriores depois que a Opep+ concordou em aumentar a produção de petróleo para compensar uma queda na produção russa. A listagem da Shell em Amsterdã e Equinor recuaram 0,5% e 1,9%, respectivamente.

  • Em LONDRES, o índice Financial Times não teve operações.
  • Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 1,01%, a 14.485,17 pontos.
  • Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 1,27%, a 6.500,44 pontos.
  • Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,59%, a 24.426,50 pontos.
  • Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,04%, a 8.744,10 pontos.
  • Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,67%, a 6.189,66 pontos.

Ásia e pacífico

As ações chinesas fecharam em alta após uma sessão agitada nesta quinta-feira, uma vez que a euforia inicial com medidas adicionais de estímulo para sustentar a economia foi contida pelas preocupações dos investidores com a política de Covid zero e uma possível retomada dos casos.

O gabinete da China anunciou na terça-feira um pacote de 33 medidas abrangendo políticas fiscais, financeiras, de investimento e industriais para reavivar sua economia devastada pela pandemia.

Xangai voltou à vida depois que o centro financeiro levantou a maioria das restrições para combate da Covid, mas as preocupações com uma retomada dos casos e a política de Covid zero permanecem.

  • Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,16%, a 27.413 pontos.
  • Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 1,00%, a 21.082 pontos.
  • Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 0,42%, a 3.195 pontos.
  • O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,16%, a 4.089 pontos.
  • Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 1,00%, a 2.658 pontos.
  • Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,73%, a 16.552 pontos.
  • Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,53%, a 3.226 pontos.
  • Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,80%, a 7.175 pontos.

*Com informações da Reuters.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.