Siga nossas redes

Finanças

Ibovespa fecha em alta após anúncio de arcabouço fiscal; dólar cai a R$ 5,09

Bolsas no exterior apresentaram desempenho positivo, conforme foram divulgadas novas medidas para diminuir os riscos do setor financeiro.

O Ibovespa fechou em alta nesta quinta-feira (30), engatando o quinto pregão seguido no azul, após a divulgação do novo arcabouço fiscal do país pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apesar do desconforto no mercado com alguns detalhes da proposta, que ainda passará pelo Congresso Nacional. O dólar fechou em baixa ante o real no Brasil, pela quinta sessão consecutiva.

No dia, o Ibovespa subiu 1,89%, aos 103.713 pontos. O dólar à vista recuou 0,72%, a 5,0972.

Cenário Interno

Arcabouço Fiscal

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quinta-feira (30) o novo arcabouço fiscal para substituir o teto de gastos. A regra proposta prevê limitar o crescimento dos gastos da União a 70% da receita do ano anterior. Com isso, o aumento das despesas fica limitado ao crescimento da arrecadação, flexibilizando os gastos do governo.

O texto prevê uma banda de variação tolerável para a meta de resultado primário até 2026 e que um eventual resultado excedente poderá ser usado para investimentos, segundo documento divulgado pela pasta.

O ministro disse que a proposta deve ser enviada para apreciação do Congresso Nacional na próxima semana.

BC melhora projeção de crescimento do PIB

O Banco Central (BC) aumentou sua projeção de crescimento econômico em 2023 a 1,2%, contra patamar de 1% estimado em dezembro, conforme Relatório Trimestral de Inflação divulgado nesta quinta-feira, mas ainda considera que o ritmo da atividade reflete uma desaceleração esperada.

Segundo o BC a melhora “moderada” na estimativa é fruto de surpresas positivas em componentes do setor de serviços em 2022, que ampliam o carregamento estatístico para este ano, além de prognósticos mais positivos para a indústria extrativa e os primeiros indicadores referentes ao início deste ano.

“Apesar da revisão, a projeção continua refletindo cenário prospectivo de desaceleração da atividade econômica em 2023, na comparação com os dois anos anteriores”, disse, após 2022 ter registrado um crescimento de 2,9%.

IGP-M tem variação positiva de 0,05% em março

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) passou a subir em março após registrar queda no mês anterior, mas reduziu o avanço acumulado em 12 meses para o menor patamar em mais de cinco anos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira.

O IGP-M teve variação positiva de 0,05% neste mês, após recuar 0,06% na leitura anterior, passando a acumular alta de 0,17% em 12 meses.

Destaques da B3

As ações de bancos foram destaques de alta no pregão. Banco Pan (BPAN4) avançou 4,92%, enquanto BTG Pactual (BPAC11) subiu 4,25%. Itaú (ITUB4) teve alta de 3,26% e Bradesco (BBDC4) de 3%, em dia positivo para o setor, em meio a expectativas sobre um desfecho envolvendo uma âncora fiscal para o país. No Relatório Trimestral de Inflação, porém, Banco Central reduziu sua previsão de crescimento do crédito no país a 7,6% este ano, ante estimativa de 8,3% feita em dezembro.

Gol (GOLL4) avançou mais de 5,52%, e Azul (AZUL4) valorizou-se 3,77%, embaladas pelo apetite a risco na bolsa paulista, com o setor de consumo como um todo apoiado pelo alívio na curva de juros na esteira do anúncio da nova regra fiscal do país. Entre as varejistas, Via (VIIA3) subiu 3,76% e Magazine Luiza (MGLU3) ganhou 2,69%.

Locaweb (LWSA3) teve elevação de 4,73%, beneficiada pela queda nos juros futuros, além de anúncio de programa de recompra de até 5 milhões de ações, ou 1,18% do total em circulação.

Vale (VALE3) mostrou acréscimo de 1,63%, uma vez que os contratos futuros de minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, tiveram uma quarta sessão consecutiva de ganhos nesta quinta-feira, apoiados pela perspectiva de recuperação da demanda depois que o consumo de aço foi temporariamente limitado pelo tempo chuvoso em muitas regiões na semana passada.

Bolsas Mundiais

Wall Street

As ações dos Estados Unidos fecharam em alta nesta quinta-feira, conforme os papéis relacionados à tecnologia ampliaram alta recente, enquanto as ações de bancos regionais caíram depois que o governo de Joe Biden propôs medidas mais fortes para ajudar a reduzir o risco.

O setor de tecnologia do S&P 500 deu ao índice o maior impulso, enquanto o índice de semicondutores PHLX também subiu, ampliando os fortes ganhos de quarta-feira.

Segundo dados preliminares, o S&P 500 ganhou 0,56%, para 4.050,40 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançou 0,73%, para 12.013,62 pontos. O Dow Jones subiu 0,43%, para 32.859,89 pontos.

Europa

As ações europeias subiram para máximas em quase três semanas nesta quinta-feira, impulsionadas por resultados positivos da gigante do varejo H&M e pelo enfraquecimento das preocupações com o setor bancário global, que alimentaram um rali em Wall Street.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 1,03%, a 454,84 pontos, seu nível mais forte desde 10 de março, acompanhando a recuperação nos mercados globais.

“É uma combinação de alívio nos temores bancários e expectativa de que estamos muito próximos do pico das taxas, o que está elevando os índices”, disse Susannah Streeter, diretora da Hargreaves Lansdown.

“Com o contágio aparentando estar contido por enquanto, isso proporciona alívio para as ações imobiliárias em meio à expectativa de que os aumentos das taxas de juros estejam quase chegando ao fim.”

O setor imobiliário da Europa saltou 3,7%, depois que preocupações imediatas sobre as perspectivas para o setor altamente alavancado diminuíram depois que uma forte queda em março o arrastou para perto de mínimas em dez anos atingidas no ano passado.

Ações de bancos subiram 1,5%, para um pico em uma semana, com investidores animados com a venda dos ativos falidos do Silicon Valley Bank e a aquisição do banco suíço Credit Suisse.

A H&M subiu 16,3% para liderar os ganhos no STOXX 600 depois que a segunda maior varejista de moda do mundo divulgou um lucro operacional surpreendente no período de dezembro a fevereiro. O índice de varejo mais amplo avançou 3,7%.

  • Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,74%, a 7.620,43 pontos.
  • Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 1,26%, a 15.522,40 pontos.
  • Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 1,06%, a 7.263,37 pontos.
  • Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 1,05%, a 27.021,04 pontos.
  • Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 1,50%, a 9.207,10 pontos.
  • Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 2,10%, a 6.024,91 pontos.

Ásia

As ações da China e de Hong Kong fecharam em alta modesta nesta quinta-feira, com os investidores depositando esperanças em políticas favoráveis a empresas após a reestruturação do Alibaba, enquanto aguardam dados da atividade industrial esta semana.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, subiu 0,81%, enquanto o índice de Xangai avançou 0,65%, interrompendo sequência de quatro dias de perdas. O Índice Hang Seng, de Hong Kong, teve alta de 0,58%

O desempenho econômico da China melhorou em março em relação aos primeiros dois meses e o país irá expandir a demanda doméstica e consolidará sua recuperação econômica, disse o primeiro-ministro, Li Qiang, na quinta-feira em um fórum econômico em Boao.

Investidores domésticos e globais vão acompanhar de perto os próximos dados domésticos para avaliar se a recuperação econômica é sustentada, disse Linus Yip, estrategista-chefe do First Shanghai Securities.

A China anunciará os dados do Índice de Gerentes de Compras (PMI) oficial de março na sexta-feira.

  • Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,36%, a 27.782 pontos.
  • Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,58%, a 20.309 pontos.
  • Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 0,65%, a 3.261 pontos.
  • O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,81%, a 4.038 pontos.
  • Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,38%, a 2.453 pontos.
  • Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,51%, a 15.849 pontos.
  • Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,16%, a 3.257 pontos.
  • Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 1,02%, a 7.122 pontos.

*Com informações da Reuters.

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.