Os índices de renda variável tiveram resultados superiores ao percentual de alta do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), inflação oficial do Brasil, do mês de abril (0,61%), segundo levantamento do TradeMap. 

Entre os 13 indicadores selecionados no estudo, o Índice de Dividendos (IDIV) teve o melhor desempenho no mês de referência, com alta de 3,89%. Na sequência, estiveram o Índice de Fundos de Investimento (IFIX), com elevação de 3,52%, e o Ibovespa, com aumento de 2,5%. 

Por outro lado, alguns investimentos perderam para inflação, entre eles o Dólar Ptax (-1,57%), o Ouro (-0,95%), o BDRX (-0,49) e o Euro Ptax (-0,07). 

Como estão os números de 2023? 

Apesar da alta rentabilidade em abril, os índices de renda variável apresentaram queda no acumulado dos primeiros quatro meses de 2023, perdendo para a alta de 2,72% do IPCA. 

A pior colocação foi das Small Caps, com queda de 7,78%. Na sequência, estiveram o Ibovespa, com baixa de 4,83%, e o Dólar Ptax, com recuo de 4,16%.

No período, os destaques positivos foram para o bitcoin (+66,83%), o Índice de BDRs Não Patrocinados-GLOBAL (BDRX) (+8,20%) e o Índice de Mercado ANBIMA (IMA Geral) (+4,92%). 

Acumulado de 12 meses 

Os índices de renda variável também vêm apresentando resultados negativos no acumulado de 12 meses. No período, o bitcoin liderou as perdas, com baixa de 23,55%, seguido das Small Caps, que caíram 19,88%, e o Ibovespa, que recuou 3,19%.

Já entre os destaques, ficaram o Certificado de Depósito Interbancário (CDI) (+13,38%), o IMA Geral (11,6%) e a Poupança (8,46%).