Siga nossas redes

Finanças

Investidor pessoa física ganha acesso a 9 BDRs de ETFs na B3; veja quais

Lista inclui fundos que replicam índices de países como França e Austrália, além de América Latina e Europa.

BDRs de ETFs

Em parceria com a gestora global BlackRock, a B3 passou a disponibilizar a partir desta segunda-feira (21) uma lista de nove BDRs (Brazilian Depositary Receipt) lastreados em cotas de ETFs (fundos de índices) para qualquer investidor pessoa física.

Na lista, há fundos que replicam índices de carteiras com ativos de países como França e Austrália, além de ETFS que acompanham o desempenho de índices de continentes como América Latina e Europa.

Em abril deste ano, a bolsa passou a disponibilizar um cardápio de 26 novos BDRs de ETFs, mas apenas para investidores qualificados (aqueles com mais de 1 milhão investidos).

Em fevereiro, foram listados 11 novos BDRs de ETFs para qualquer investidor na bolsa brasileira, incluindo fundos que replicam índices globais como o S&P 500 e o MSCI China. Em março, foi a vez de mais 12 BDRs desta categoria, agora com ativos de países como Reino Unido e Alemanha (MSCI UK e MSCI Germany).

Segundo a B3, para consultar as informações em português dos BDRs e seus respectivos lastros, o investidor deverá acessar a página na internet da instituição depositária, que é a responsável pela tradução e divulgação de informações de que trata a norma da CVM.

BDRs para pessoas físicas

No ano passado, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) passou a permitir a negociação direta de BDRs não patrocinados nível I para o investidor pessoa física, aumentando a demanda por essa modalidade de investimento.

número de investidores em BDRS com posição em custódia atingiu 224 mil no mês de março, um aumento de 73,8% em relação a dezembro do ano passado, segundo o último boletim de BDRs divulgado pela B3.

Veja abaixo a lista dos 9 BDRs de ETFs que passaram a estar disponíveis para pessoas físicas:

ETFNome de PregãoTicker BDR
iShares MSCI Australia ETFMSCIAUSTRALIBEWA39
iShares MSCI France ETFMSCI FRANCEBEWQ39
iShares Core S&P Mid-Cap ETFCORE MIDCAPBIJH39
iShares Core S&P Small-Cap ETFCORESMALLCAPBIJR39
iShares Latin America 40 ETFLATIN AMER40BILF39
iShares S&P 500 Growth ETFSP500GROWTHBIVW39
iShares Europe ETFEUROPE ETFBIEV39
iShares U.S. Medical Devices ETFUSMEDICDEVICBIHI39
iShares S&P 500 Value ETFSP 500 VALUEBIVE39

Fonte: B3

Veja também:
• Tudo sobre o USTK11, novo ETF de big techs que chega à B3 no final de julho.

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.