Siga nossas redes

Finanças

Itaú lança novo ETF de small caps

Como à época do lançamento do BOVV11, com taxa mais baixa que a do concorrente, banco lança fundo de índice com taxa abaixo da praticada atualmente.

Publicado

em

O investidor brasileiro ganhou nesta segunda-feira (3) mais uma opção entre os ETFs (Exchange Trade Funds) disponíveis no nosso mercado. Se trata do SMAC11, gerido pelo Banco Itaú, voltado ao segmento de small caps. 

Em 2019, quando lançou o BOVV11, o banco chamou atenção pela taxa de administração de 0,3%, mais atrativa que a do BOVA11, ETF da concorrente Blackrock que praticava a taxa de 0,54% (a gestora já equiparou a taxa com o BOVV11). Ambos são ETFs voltados a acompanhar o Ibovespa.

Dessa vez, o SMAC11 estreia com uma taxa de 0,5%, contra 0,69% do SMLL11, que também é gerido pela Blackrock. 

Small caps

Ações small caps são ativos com capitalização menor que as chamadas “blue chips”, contando também normalmente, com uma liquidez menor no mercado. Trocando em miúdos, são empresas de valor menor, com menor volume de negociação na bolsa.

Como as empresas que compõem o Ibovespa estão muito ligadas ao setor de commodities, elas têm forte relação com o cenário externo. Já as que compõem o índice small caps tem empresas mais ligadas ao consumo interno que refletem mais o crescimento da economia brasileira. Reflexo disso é o resultado dos dois índices em 2019: valorização de 31,58% do Ibovespa contra 58,2% do small caps. 

Conheça a melhor plataforma de investimentos do Brasil: acesse a Easynvest e comece a ganhar dinheiro agora!

Anúncio Patrocinado Dinheiro parado? Não mais! Invista e mudo o jogo! Dinheiro parado? Não mais! Invista e mudo o jogo!

O InvestNews é um canal de conteúdo multiplataforma que oferece a cobertura diária de notícias e análises sobre economia, investimentos, finanças, mercado financeiro, educação financeira, projeções, política monetária e econômica. Tudo o que mexe com o seu dinheiro você encontra aqui, com uma linguagem simples e descomplicada sobre o mundo da economia e dos investimentos.