Siga nossas redes

Finanças

Bitcoin e BDRs foram os piores investimentos no 1º semestre de 2022

Já os fundos de hedge e o CDI ficaram entre os melhores, segundo a Economatica.

Em meio ao colapso de diversas criptomoedas nos últimos meses, o bitcoin (BTC) foi o pior investimento do primeiro semestre de 2022, com retorno negativo de mais de 60%. Em um período marcado por alta de juros em diversos países pelo mundo, outros investimentos de renda variável, como BDRs, o Ibovespa e fundos imobiliários, também encerraram a primeira metade do ano com prejuízo.

É o que revela um levantamento elaborado por Einar Rivero com apoio dos dados da plataforma TC/Economatica.

Segundo o estudo, na ponta positiva da lista ficou o IHFA (Índice de hedge hunds ANBIMA), com retorno positivo de 8,48% no semestre. No Brasil, os fundos de hedge se assemelham aos fundos multimercado de gestão ativa, com aplicações em diversos segmentos do mercado e várias estratégias de investimento.

Em meio à alta a taxa Selic para conter a inflação elevada, o semestre foi marcado por retorno positivo dos investimentos em renda fixa. O Certificado de Depósito Interbancário ou Certificado de Depósito Interfinanceiro (CDI) ficou com o segundo melhor desempenho da lista, com retorno positivo de 5,36%. Esse indicador é utilizado como parâmetro de rentabilidade para investimentos como o Certificado de Depósito Bancário (CDB).

Também tiveram rentabilidade positiva, com 4%, os títulos atrelados ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A poupança também teve retorno positivo, com 3,58%. As rentabilidades, no entanto, ficaram abaixo da inflação, o que significa perda de poder aquisitivo para o investidor. Até maio, o IPCA acumulava alta de 4,78%.

Veja abaixo a lista dos piores e melhores investimentos de 2022, até o 1º semestre *

InvestimentoRetorno no 1º semestre de 2022 (em %)
Ihfa (Índice de fundos de Hedge da ANBIMA)8,48
CDI5,36
Ima-B (Índice que mede o desempenho dos Títulos Públicos atrelados à inflação)4,06
Poupança3,58
Fundos Imobiliários-0,33
Ibovespa-5,99
Dólar-6,14
Ouro-9,03
Euro-13,24
BDRs-27,61
Bitcoin-60,39

* Fonte: Einar Rivero/TC/Economatica.

Veja também:

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.