Siga nossas redes

Finanças

Mercados chineses perdem US$ 560 bi com repressão regulatória preocupando

Epicentro da perda foi setor de tecnologia.

As ações de tecnologia da China recuaram para novas mínimas nesta sexta-feira e o índice de referência de Hong Kong atingiu uma mínima de quase 10 meses com uma série implacável de repressões regulatórias chinesas abalando a confiança dos investidores.

Mais de US$ 560 bilhões em valor de mercado saíram das bolsas de valores de Hong Kong e da China continental em uma semana, à medida que os fundos saem de ações antes favorecidas, sem saber quais setores os reguladores terão como próximo alvo.

O índice Hang Seng caiu 1,8% e sua queda semanal de 5,8% foi a maior desde o auge do pânico nos mercados financeiros da pandemia, em março de 2020.

As ações em Xangai também caíram, à medida que os investidores vendiam dívidas corporativas de risco e a moeda chinesa. O iuan estava a caminho de sua maior perda semanal em dois meses, enquanto investidores optavam por ativos mais seguros em meio às preocupações mundiais com o coronavírus.

“Não há realmente um gatilho, mas muitos pedaços que contribuem com a narrativa para ficar longe da China”, disse Dave Wang, gerente de portfólio da Nuvest Capital em Cingapura.

“Quase diariamente você recebe notícias negativas, então dá a impressão de que não há fim à vista.”

O epicentro da venda generalizada foi o setor de tecnologia, popular entre os investidores estrangeiros que agora temem não poder quantificar o risco regulatório e estão vendendo em massa.

O índice Hang Seng Tech de Hong Kong, composto por empresas antes favoritas, caiu 2,5% nesta sexta-feira para uma nova mínima recorde e recuou cerca de 48% desde fevereiro.

Somando-se às preocupações regulatórias, estão os temores de que a recuperação econômica da China está perdendo ímpeto e os riscos de dívida estão aumentando, já que os dados apontam para uma desaceleração da demanda e da produção industrial, sugerindo que as autoridades estão reprimindo em um momento delicado.

A persistência das autoridades de política monetária em conter os preços das propriedades em alta, por exemplo, deixou os mercados tensos e o crédito corporativo caiu ainda mais nesta sexta-feira com a notícia de que a altamente endividada Evergrande foi repreendida pelos reguladores.

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.