Siga nossas redes

Finanças

Darf: prazo para pagamento termina nesta sexta-feira

Documento deve ser emitido e pago sempre que o investidor tiver lucro nas operações na bolsa de valores.

Publicado

em

Termina nesta sexta-feira (30) o prazo para pagamento do Darf, Documento de Arrecadação da Receita Federal que deve ser emitido e pago mensalmente, sempre que o investidor tiver lucro nas operações na bolsa de valores. A emissão e o pagamento do Darf online podem ser feitos pelo site Sicalcweb, da Receita Federal e deve ocorrer até o último dia útil do mês subsequente ao lucro.

Está em tramitação na Câmara a proposta de número 2337/2021, que propõe que a apuração do resultado para pagamento do DARF passará a ser trimestral, e não mensal, como atualmente. Entretanto, como ainda não foi totalmente aprovada, o cálculo do DARF e o pagamento dos resultados das operações financeiras na bolsa de valores deve ser feito mensalmente.

Alice Porto, do canal Contadora da Bolsa, lembra que é preciso estar atento ao calendário, para não perder a data limite e acabar pagando multa. Ela alerta ainda que neste mês de julho, o último dia (31) cai num sábado, então, o investidor precisa emitir e pagar o DARF Imposto de Renda até esta sexta-feira, último dia útil do mês.

Outro aspecto que os investidores em bolsa devem prestar atenção na hora de calcular o DARF é o limite de isenção de R$ 20.000,00 para as operações com ações e ouro no swing trade. Porém, não há isenção no day trade.

“Na hora de emitir o DARF, o investidor precisa lembrar também de descontar os prejuízos acumulados, ainda não compensados, das operações realizadas anteriormente. Fazendo isso, vai evitar pagar imposto de renda desnecessário, afinal de contas, ninguém quer pagar a mais o que não precisa”, afirme Alice, em nota.

Veja também

Invista na Apple, Amazon, Google, Disney, Netflix em poucos cliques e com taxa ZERO de corretagem! Invista em BDR

Anúncio Patrocinado Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem! Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem!