Siga nossas redes

Geral

Biden anuncia novas sanções sobre bancos e empresas russas após ataque à Ucrânia

O presidente norte-americano disse que as sanções foram pensadas para impor um impacto de longo prazo sobre a Rússia.

Presidente dos EUA, Joe Biden
16/08/2021 REUTERS/Leah Millis

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou novas e duras sanções contra a Rússia nesta quinta-feira, após Moscou lançar uma ofensiva completa na Ucrânia, impondo medidas para impedir que a Rússia faça negócios com as principais moedas do mundo, ao lado de sanções contra bancos e empresas estatais. 

“Esse é um ataque premeditado”, disse Biden a jornalistas na Casa Branca, dizendo que o presidente russo, Vladimir Putin, rejeitou as tentativas do Ocidente de engajar em negociações pelo diálogo e violou leis internacionais.

“Putin é o agressor. Putin escolheu essa guerra. E agora ele e seu país enfrentarão as consequências.”

Biden disse que as sanções foram pensadas para impor um impacto de longo prazo sobre a Rússia e para minimizar o impacto sobre os Estados Unidos e seus aliados. O presidente também disse que os EUA estão preparados para fazer mais.

Biden disse que as sanções irão limitar a habilidade da Rússia de fazer negócios em dólares, euros, libras e ienes. 

O presidente norte-americano disse que a Otan irá se reunir na sexta-feira para mapear medidas adicionais. Ele reiterou que os Estados Unidos não irão se engajar em uma guerra contra a Rússia, mas que irá atender os compromissos do Artigo 5, de defesa dos parceiros da aliança.

Ele disse que esse é um momento perigoso para toda a Europa, e que havia autorizado tropas que haviam sido colocadas de prontidão para serem destacadas até a Alemanha.

“A agressão de Putin contra a Ucrânia irá acabar custando muito à Rússia”, disse Biden. “Putin será um pária no cenário internacional”. 

Biden se reuniu com seus colegas do G7 mais cedo na quinta-feira para mapear mais medidas severas contra a Rússia após Putin iniciar o ataque. 

Biden, que conversou com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, na noite de quarta-feira, também reuniu seu Conselho de Segurança Nacional na quinta-feira para discutir a situação.

Seu anúncio representou a segunda maior série de sanções contra a Rússia desde que Putin declarou, no início da semana, o reconhecimento da independência de duas regiões separatistas da Ucrânia e enviou tropas para lá. 

Os Estados Unidos haviam alertado de que iriam iniciar ondas de sanções contra Moscou se a Rússia fizesse novas invasões do território ucraniano, e a ofensiva militar total da Rússia na quinta-feira levou a essa mais recente rodada de punições.

Na quarta-feira, Washington impôs sanções sobre a empresa encarregada de construir o gasoduto russo Nord Stream 2, e na terça-feira sancionou duas grandes instituições financeiras russas e a dívida soberana russa, além de alguns membros da elite russa e de seus familiares. 

Biden enfrentava pressões políticas em casa para impor sanções antes da invasão de Putin. A Casa Branca manteve as portas abertas à diplomacia, inclusive aceitando anteriormente a realização de uma cúpula entre Biden e Putin caso a Rússia não invadisse. 

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.