O bilionário norte-americano Jeff Bezos e seus três colegas de tripulação participaram de um treinamento neste domingo, em preparação para o primeiro vôo espacial de sua empresa, Blue Origin, planejado para terça-feira.
O lançamento suborbital de um local nas planícies do deserto do oeste do Texas será um teste crucial para o foguete New Shepard, novo combo de foguete e cápsula de 18,3 metros de altura, totalmente autônomo da Blue Origin, que é crucial para que Bezos explore o potencialmente lucrativo mercado de turismo espacial.
A viagem, planejada para durar 11 minutos a partir da Plataforma de Lançamento Um, deve incluir a pessoa mais velha a ir ao espaço, a aviadora pioneira de 82 anos Wally Funk, e a mais nova, o estudante de física de 18 anos Oliver Daemen. Ao lado deles estarão Bezos, fundador e presidente do conselho da Amazon.com e seu irmão, Mark Bezos.
A missão será o primeiro voo não pilotado ao espaço com uma equipe totalmente civil. A Blue Origin, que não vai ter nenhum de seus astronautas ou funcionários treinados a bordo, demonstrou confiança em um comunicado neste domingo.
“Não estamos trabalhando neste momento em qualquer problema em aberto e o New Shepard está pronto para voar”, disse o diretor de voo, Steve Lanius, acrescentando que a previsão do tempo parece favorável para a decolagem prevista para às 10h (horário de Brasília).
Veja também
- O que é CVM? Entenda a importância do órgão para todo investidor
- De corretora cripto a unicórnio: como repetir a história do Mercado Bitcoin?
- Por que a B3 resolveu mudar sua plataforma para o investidor pessoa física?
- Leilão de ações: como não comprometer o investimento?
- ‘BR Distribuidora está no seu melhor momento operacional’, diz analista
- Quanto custa ter uma realeza?