Siga nossas redes

Geral

Bolsonaro diz a Putin que é solidário à Rússia; quer colaboração comercial

O encontro estava previsto antes da escalada da crise geopolítica entre Moscou e o Ocidente por causa do acúmulo de tropas russas na região de fronteira com a Ucrânia.

Bolsonaro diz a Putin que é solidário à Rússia; quer colaboração comercial com o Brasil
Presidente Jair Bolsonaro em Moscou durante visita oficial à Rússia 16/02/2022 REUTERS/Maxim Shemetov/Pool

O presidente Jair Bolsonaro se disse “solidário” à Rússia durante encontro com o presidente russo, Vladimir Putin, em Moscou nesta quarta-feira (16), e afirmou que existem várias áreas em que os Brasil e Rússia podem cooperar.

“Estou muito feliz e honrado pelo seu convite. Somos solidários à Rússia. Há muito a colaborar em várias áreas, Defesa, petróleo e gás, agricultura, e as reuniões estão acontecendo”, disse Bolsonaro a Putin no Kremlin, no início de uma reunião bilateral entre ambos transmitido pela TV Brasil.

A viagem de Bolsonaro à Rússia acontece em um momento de elevada tensão entre Moscou e o Ocidente por causa do acúmulo de tropas russas na região de fronteira com a Ucrânia. O encontro estava previsto antes da escalada da crise geopolítica.

A mobilização militar levou países da aliança militar ocidental (Organização do Tratado do Atlântico Norte, Otan), como Estados Unidos e Reino Unido, a apontarem a possibilidade de uma invasão iminente da Rússia ao país vizinho, o que Moscou nega.

A Rússia se opõe à expansão da Otan para o leste e quer garantias de segurança do Ocidente, incluindo um veto à adesão da Ucrânia à Otan, proposta que é rejeitada por EUA e Reino Unido.

Mais cedo, Bolsonaro colocou flores no Túmulo do Soldado Desconhecido em Moscou. O presidente também participará nesta quarta de encontro com empresários. Após a visita à Rússia, Bolsonaro irá à Hungria antes de retornar ao Brasil no final desta semana.

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.