Siga nossas redes

Geral

Chip cerebral da Neuralink foi implantado pela 1ª vez em humano, diz Elon Musk

A empreitada visa conectar cérebros humanos a computadores a fim de lidar com condições neurológicas complexas e impulsionar a produção de dispositivos médicos.

Elon Musk afirmou em seu perfil no X (antigo Twitter) que pela primeira vez um humano recebeu um chip cerebral sem fio da Neuralink – empresa do bilionário de tecnologia.

“O primeiro humano recebeu ontem um implante da @Neuralink e está se recuperando bem. Resultados iniciais mostram uma atividade cerebral promissora”, disse em postagem na noite de segunda-feira (29).

A empreitada visa conectar cérebros humanos a computadores a fim de lidar com condições neurológicas complexas e impulsionar a produção de dispositivos médicos. Um robô introduz via procedimento cirúrgico o implante de Interface Cérebro-Computador (ICC) em uma região cerebral responsável pela intenção de movimento.

Mas a Neuralink não é a primeira empresa a realizar o feito. A École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), na Suíça, é uma das poucas que já implantou seu dispositivo em humanos, o que permitiu um holandês de 40 anos – paralisado desde os 12 – andar apenas pensando, segundo noticiou a BBC News em maio de 2023.

O implante transmitiu os pensamentos de Gert-Jan Oskam para as pernas e pés por meio de um segundo implante na coluna. O sistema, que ainda está em fase experimental, foi publicado na revista Nature.

Antes disso, em 2018, um paciente também teria recebido um implante espinhal com sucesso através do trabalho do professor Grégoire Courtine, que coordena os estudos da École Polytechnique.

Bilionário Elon Musk, dono da Neuralink 19/12/2022 REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração

Testes da Neuralink

Apesar de a empresa de Musk ter recebido em maio a permissão do Food and Drug Administration (FDA) para testar o chip em humanos, o relato de Musk – até então – não foi confirmado pelo órgão regulador americano, e nem a Neuralink forneceu qualquer informação sobre o procedimento.

A empresa foi criticada no final de 2022 depois que foi descoberto que testes resultaram na morte de aproximadamente 1.500 animais, incluindo ovelhas, macacos e porcos, segundo a Reuters. Uma investigação do departamento de agricultura dos EUA segue em andamento.

Mas empreitada de Musk vai além de restaurar movimentos, já que em outra postagem, ele afirmou que o primeiro produto da Neuralink se chamaria “Telepathy” (Telepatia). Isso porque a tecnologia em teste pretende controlar o telefone, computador ou outro dispositivo por pensamento.

“Os usuários iniciais serão aqueles que perderam o uso dos membros”, disse Musk, fazendo referência ao falecido cientista britânico Stephen Hawking.

Entre os estudos se concretizarem até a efetiva comercialização, é esperado entre cinco a dez anos, sendo este o tempo previsto em estudos de Fase III para novos medicamentos.

O que é a Neuralink

A Neuralink é uma startup fundada em 2017 pelo também fundador da Tesla e Space-X, Elon Musk. O objetivo da empresa é criar e implantar eletrodos cerebrais através de estudos baseados em ciência e tecnologia. Pessoas com paralisia, perda auditiva ou visual são o foco dos resultados da startup, a princípio.

Isso porque a empreitada de Musk vai além já que o bilionário disse esperar que, no futuro, seu implante permita ajudar humanos a se fundirem com a inteligência artificial.

Em junho do ano passado, a empresa foi avaliada em US$ 5 bilhões. A companhia não tem ações listadas.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.