O Procon de São Paulo notificou a Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias) pelo aumento do número de relatos de falta de testes de covid em farmácias. O Brasil vive uma forte alta na quantidade de infecções pela nova variante ômicron.
Diante do questionamento do Procon, a associação afirmou não há falta de testes de covid nas farmácias e que, no momento, apenas uma rede associada está com dificuldade para a realização dos exames por causa da grande demanda que teve na última semana. A associação cita ainda o recesso da indústria, que não contava com essa explosão de casos, e acrescenta que a situação já está sendo resolvida na medida em que a indústria retomou suas operações.
De acordo com a Abrafarma, o prazo médio para o agendamento é de 24 horas em algumas regiões, podendo chegar até 48 horas.
O Procon informou que a resposta da Abrafarma será encaminhada à diretoria de fiscalização para auxiliar no trabalho que já está sendo realizado na chamada “operação teste covid-19 sem abusos”.
Há cerca de 2 semanas, o Procon já havia anunciado que, diante dos relatos de preços abusivos de testes de covid em farmácias e laboratórios, faria uma fiscalização no estado de São Paulo. A medida cumpre determinação do governador, João Doria, e é realizada em parceria com a secretaria estadual de Saúde.
“Em último caso, nós não descartamos a requisição dos testes nos termos da Constituição Federal e da legislação em vigor. Se houver necessidade em razão da prática abusiva de preços, poderemos requisitar os testes para oferecê-los gratuitamente à população”, disse em nota Fernando Capez diretor executivo do Procon-SP.
Veja também
- Buy and Hold’: quando adotar a estratégia?
- Testes de covid podem ser deduzidos do Imposto de Renda?
- Fundos multimercado focados no cenário econômico perderam do CDI em 2021
- ‘2022 é o ano da renda fixa’, diz analista
- Tragédia em Capitólio mostra urgência em implantar o ESG na gestão do turismo
- Vale a pena investir no novo título de aposentadoria do Tesouro Direto?