Siga nossas redes

ApeCoin: a criptomoeda que valorizou após rumores de novo metaverso

Ativo funciona como token de governança do Otherside, metaverso ligado ao ecossistema BAYC.

A imagem mostra duas pilhas de moedas azuis, representando a ApeCoin, em frente a um fundo preto. Há uma moeda estampada com o desenho de um crânio de macaco posta de pé em cima de uma das pilhas. Encostada na outra pilha, há uma moeda com o dizer “Ape”.
(Foto: Shutterstock / David Sandron)

Nos últimos meses, o mercado de criptomoedas e de tokens não-fungíveis (NFTs) tem passado por um crescimento acelerado. De acordo com a MarketsandMarkets, uma plataforma de pesquisa de mercado, o tamanho do mercado de criptomoedas deve crescer de US$ 1,6 bilhão em 2021 para US$ 2,2 bilhões em 2026.

Uma das criptomoedas que tem se destacado nesse cenário é a ApeCoin (APE), que se valorizou bastante após o anúncio do lançamento do metaverso Otherside. Isso porque ela é a moeda padrão desse mundo virtual. Ela chegou a alcançar a posição de maior token do metaverso em abril, superando os criptos famosos como MANA, SAND e AXS.

A imagem mostra duas pilhas de moedas azuis, representando a ApeCoin, em frente a um fundo preto. Há uma moeda estampada com o desenho de um crânio de macaco posta de pé em cima de uma das pilhas. Encostada na outra pilha, há uma moeda com o dizer “Ape”.
(Foto: Shutterstock / David Sandron)

Veja abaixo os principais pontos sobre a ApeCoin:

O que é ApeCoin?

A ApeCoin (APE) é uma criptomoeda criada pela empresa Yuga Labs para funcionar como token de governança e utilidade do metaverso Otherside, ligado ao ecossistema virtual Bored Ape Yacht Club (BAYC), uma coleção de tokens não-fungíveis (NFTs), conhecida pelos desenhos de macacos entediados.

Os NFTs do Bored Ape Yacht Club são considerados um dos projetos de NFT mais bem-sucedidos até hoje. Os desenhos dos macacos foram vendidos por preços muito altos, na casa das centenas de milhares de dólares. Por isso, o projeto ganhou bastante notoriedade entre investidores e colecionadores de NFT.

Com a popularidade do BAYC, a YugaLabs aproveitou o momento para lançar novos aplicativos web3, além de seu próprio metaverso, o Otherside. A empresa passou a planejar novos passos como criar uma comunidade inteira baseada nas tecnologias web3 e blockchain.

Como parte dessas iniciativas, a YugaLabs lançou a ApeCoin para os detentores de Bored Apes. Essa moeda foi desenvolvida no padrão de token ERC-20 na blockchain Ethereum, e foi projetada para funcionar como uma camada de protocolo descentralizado que facilita iniciativas lideradas pela comunidade do BAYC para impulsionar a cultura do ecossistema APE.

Assim, os detentores de ApeCoins podem colaborar por meio de processos de governança abertos e sem permissão. Além disso, a criptomoeda fornece acesso a certas partes do ecossistema que de outra forma não estão disponíveis, como jogos exclusivos, mercadorias, eventos e serviços.

Os investidores podem comprar e vender suas ApeCoins no mercado cripto, mas não é possível minerar novas APEs por meio de sua interface de contrato. Por isso, a oferta total de ApeCoins (fixada em 1 bilhão de tokens) nunca deve aumentar. Também não há capacidade de queima. Portanto, a oferta também não diminuirá.

O que é a APE Foundation?

A APE Foundation (ou Fundação APE, em português) é a administradora da ApeCoin. Ela não atua como supervisora, e sim como uma camada base na qual os detentores de ApeCoin no ApeCoin DAO podem construir.

Basicamente, um DAO (do inglês Decentralized Autonomous Organizations, ou Organizações Autônomas Descentralizadas) é um grupo de pessoas que se reúnem sem um líder central ou empresa que dite suas decisões. Eles são construídos em blockchains usando contratos inteligentes (smart contracts).

Os membros de DAOs geralmente compram sua entrada na organização, em geral por meio da aquisição do seu token de governança – nesse caso, a ApeCoin -, o qual possibilita votar nas decisões sobre um ecossistema virtual. Esses grupos podem ser formados por pessoas de todo o mundo.

A APE Foundation facilita a governança liderada pela comunidade e foi projetada para se tornar mais descentralizada ao longo do tempo.

Como essa criptomoeda funciona?

A imagem mostra duas mãos segurando um tablet. Em torno do tablet, é possível ver diversos gráficos.
O anúncio do metaverso Otherside contribuiu para a valorização da criptomoeda. (Foto: Shutterstock / Who is Danny)

A ApeCoin funciona como um token de governança do ecossistema APE, que inclui o metaverso Otherside. Isso significa que os detentores dessa moeda podem opinar e votar sobre os rumos desses projetos e alterações em seus protocolos. Além disso, a ApeCoin pode ser comercializada nas bolsas de criptomoedas, funcionando também como um investimento financeiro. 

A Yuga Labs pretende, ao longo dos próximos anos, expandir esse ecossistema e adicionar novas utilidades para os detentores dessa moeda, especialmente quando combinada com outros NFTs da empresa. A ideia é permitir que usuários da ApeCoin tenham benefícios exclusivos, como acesso a mercadorias, jogos, serviços e eventos.

A criptomoeda ApeCoin foi lançada com uma oferta total permanente de 1 bilhão de tokens, os quais foram distribuídos da seguinte forma:

  • 62% para o fundo do ecossistema, sendo 150 milhões de tokens para a comunidade do BAYC e 470 milhões de tokens para a tesouraria e recursos do DAO;
  • 16% para o Yuga Labs e para a caridade, sendo 150 milhões de tokens para a Yuga Labs e 10 milhões de tokens ou valor equivalente doados para a fundação Jane Goodall Legacy;
  • 14% para os colaboradores do lançamento (pessoas e empresas que ajudaram a tornar o projeto realidade), somando 140 milhões de tokens;
  • 8% para os quatro fundadores do BAYC e da Yuga Labs, somando 80 milhões de tokens.

Como comprar ApeCoin?

A ApeCoin (APE) está listada e pode ser negociada nas principais corretoras de criptomoedas do mundo, como Binance, Kraken, Coinbase e FTX. É preciso, então, acessar o site de uma exchange e fazer um cadastro para começar a negociar. 

Porém, vale ressaltar que, antes de começar a investir no mercado cripto, é importante entender se esse investimento está alinhado com o perfil de investidor, além de pesquisar a fundo sobre as características e variações de preço do ativo.

Afinal, as criptomoedas, como a ApeCoin, são aplicações de renda variável, cuja cotação está sujeita a altas e baixas constantes.

Veja também:

  • Halving do bitcoin: o que é e quando acontece?
  • Swap: entenda a troca de rentabilidade no mercado financeiro
  • Intraday: o que é e quais operações podem ser feitas?


Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.