Siga nossas redes

Negócios

Após anunciar compra do Grupo Elo7, ações da Enjoei disparam

Plataformas vão continuar operando com marcas independentes.

As ações da Enjoei (ENJU3) chegaram a disparar mais de 22% na máxima desta terça-feira (18), após a empresa ter anunciado pela manhã que firmou contrato para a compra da totalidade da plataforma de produtos autorais Elo7. Os papéis encerraram o pregão em alta de 11,72%, negociados a R$ 1,43. O valor da operação, que será pago à vista, não foi informado, mas a empresa prevê que a conclusão da aquisição ocorra no terceiro trimestre.

IPO da Enjoei (Foto: Divulgação/Cauê Diniz/B3)
IPO da Enjoei (Foto: Divulgação/Cauê Diniz/B3)

Em nota, a Enjoei informou que o Grupo Elo7 registrou, em 2022, um GMV (volume geral de vendas) de cerca de R$ 500 milhões, além de 3,6 milhões de transações, com 1,6 milhão de compradores ativos e mais de 50 mil vendedores profissionais.

“A plataforma conecta vendedores de produtos artesanais únicos e personalizados a compradores que buscam produtos com significado, e a aquisição permite expandir a base de vendedores profissionais do Enjoei, acelerando a expansão do nosso negócio”, escreveu a empresa em comunicado.

A Enjoei esclareceu ainda que a integração “viabiliza o crescimento significativo de operações similares, resultando em clara alavancagem operacional, com mais receita, otimização de custos e diluição das despesas”.

Segundo a Enjoei, as plataformas vão continuar operando com marcas independentes, mas irão aproveitar ganhos de sinergia em tecnologia, logística e operações, beneficiando o resultado do grupo.

A empresa esclareceu que a conclusão da operação não está sujeita à aprovação ou confirmação por assembleia geral de acionistas já que o preço de aquisição pelo controle do Grupo Elo7 não supera nenhum dos critérios do artigo 256 da Lei das S.A.

Análise

Danniela Eiger, Gustavo Senday e Thiago Suedt, analistas da XP Investimentos, avaliaram em relatório que as principais sinergias da aquisição são: expansão da base de vendedores profissionais; alavancagem operacional e a criação de uma nova avenida de crescimento, focada em produtos artesanais.

“Embora não tenhamos mais detalhes sobre o negócio e os números do Elo7, vemos a transação como positiva, uma vez que deve acelerar o ENJU e também adicionar uma nova via de crescimento, a um valuation aparentemente atraente”, escreveram os analistas.

De acordo com a casa, a operação deve acelerar o crescimento das vendas totais brutas (GMV) da Enjoei em 40% neste ano. Entretanto, os analistas mantiveram recomendação neutra para as ações da companhia, “por conta de um cenário macro ainda desafiador enquanto faltam informações financeiras sobre a Elo7 para fazer uma avaliação mais profunda da transação”.

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.