Siga nossas redes

Negócios

Bancos devem perder mercado se não investirem em digitalização, diz estudo

Resultados da pesquisa reforçam a urgência na modernização das ofertas dessas instituições.

Imagem ilustrativa | Freepik

A Mambu e a The Financial Times Focus (FT Focus) divulgaram nesta quarta-feira (06) um novo estudo sobre o mercado financeiro, que mostrou que 71% dos executivos de bancos da América Latina e 67% do mundo todo acreditam que irão perder participação de mercado dentro dos próximos dois anos se não investirem em digitalização.

Os resultados da pesquisa reforçam a urgência na modernização das ofertas dessas instituições – já que 44% dos entrevistados da América Latina e 58% no mundo preveem o fim de seus negócios nos próximos cinco ou dez anos, a não ser que mudem radicalmente suas estratégias.

Por outro lado, o estudo também mostrou que a pandemia de covid-19 serviu como um acelerador de ideia de mudança do serviço tradicional bancário para o digital na América Latina. Em toda a região, 57% dos executivos disseram que a transformação digital será um dos maiores benefícios para a construção de um modelo bancário centrado no cliente.

Além disso, 83% dos líderes do setor de bancos de varejo da América Latina e 81% dos respondentes mundiais também concordam que substituir modelos mais conservadores por um propósito social progressivo é vital para as suas estratégias de crescimento.

“Os últimos 18 meses mostraram aos bancos a importância de uma oferta digital robusta e ágil. Entre os entrevistados mundiais, 53% admitem estar correndo risco de perder as metas da transformação digital, índice também afirmado para 45% dos executivos latinos que foram entrevistados. Está na hora de prestar atenção em quem lidera a corrida rumo a esta nova era. Estamos falando das fintechs, pequenos bancos de varejo recém-criados e outros players com abordagens inovadoras, que priorizam os serviços com propósito e experiências inéditas para seus clientes”, afirma em nota Elliott Limb, CCO da Mambu.

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.