Siga nossas redes

Negócios

Bezos questiona se venda do Twitter para Musk mudará política de conteúdo

Ativistas políticos avaliam que o negócio significará menos moderação no Twitter e a reintegração de indivíduos banidos, incluindo o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump.

twitter

O fundador da Amazon.com (AMZO34), Jeff Bezos, perguntou em sua conta no Twitter (TWTR34) se a compra da rede social por Elon Musk dará à China “um pouco de influência sobre a praça da cidade”.

O Twitter está bloqueado na China, onde Musk, a pessoa mais rica do mundo, tem interesses comerciais importantes.

Musk, que se autodenomina “absolutista da liberdade de expressão” e tem criticado a política de moderação de conteúdo do Twitter, chegou a um acordo na segunda-feira (25) para comprar a empresa por US$ 44 bilhões.

Ativistas políticos avaliam que o negócio significará menos moderação no Twitter e a reintegração de indivíduos banidos, incluindo o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump.

Também há dúvidas sobre o que o acordo significará para a política de conteúdo do Twitter na China, já que a fabricante de veículos elétricos Tesla (TSLA34), de Musk, depende muito do país asiático para produção e vendas.

“O governo chinês acabou de ganhar um pouco de influência sobre a praça da cidade?”, escreveu Bezos no Twitter na noite de segunda-feira.

“Minha própria resposta a essa pergunta é provavelmente não. O resultado mais provável a esse respeito é a complexidade na China para a Tesla, em vez de censura no Twitter”, escreveu Bezos mais tarde.

Musk disse em um tuíte na segunda-feira: “Espero que até meus piores críticos permaneçam no Twitter, porque é isso que significa liberdade de expressão.”

Em comunicado após o anúncio de compra do Twitter, Musk disse que “a liberdade de expressão é a base de uma democracia em funcionamento e que a rede social é a praça da cidade digital onde são debatidos assuntos vitais para o futuro da humanidade”.

O Ministério das Relações Exteriores da China disse nesta terça-feira que não havia base para especulações de que Pequim poderia tentar usar a influência sobre a Tesla para influenciar o conteúdo no Twitter.

Um porta-voz da Tesla disse que a empresa não vai comentar o assunto. O Twitter não se manifestou.

Veja também

  • queda das ações da Netflix e a lição de seu grande ex-investidor
  • Câmbio, carros voadores, falta de suprimentos e guerra: os desafios da Embraer
  • BBB 22: patrocinadores contam como o reality elevou vendas e expandiu marcas
  • Twitter deve deixar a bolsa: o que acontece agora?
  • Venda do Twitter: os memes e especulações sobre futuro da rede social

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.