Siga nossas redes

Negócios

Brasil BioFuels investirá R$ 1,8 bi na 1ª refinaria de diesel verde do Brasil

A futura refinaria terá capacidade para produzir 500 milhões de litros de diesel verde por ano.

Gasolina e etanol
Crédito: Creative Commons

A Brasil BioFuels (BBF) vai investir R$ 1,8 bilhão para a construção da primeira biorefinaria a ser implantada no Brasil para produção de HVO, conhecido como diesel verde, informou a companhia nesta quarta-feira, ao anunciar ainda um acordo de venda do insumo à Vibra.

A planta será erguida na Zona Franca de Manaus e a primeira fase do projeto está prevista para entrar em operação em janeiro de 2025.

A futura refinaria terá capacidade para produzir 500 milhões de litros de diesel verde por ano. A Vibra atuará como “offtaker” exclusivo da produção.

Ambas as empresas ressaltaram em comunicado que a localização da fábrica será em “ponto estratégico para a distribuição em toda a Região Norte do país, podendo ainda direcionar o produto para outras regiões do país e até para exportação”.

O HVO é produzido por meio do processamento de matéria-prima renovável, como palma e soja. Ao contrário do biodiesel, o diesel verde permite a mistura com outras matérias-primas no processo de produção. Óleo vegetal ou gorduras animais são as mais utilizadas.

Até 2026, mais de 120 mil hectares de palma serão plantados nas regiões delimitadas no Zoneamento Agroecológico da palma, garantindo matéria-prima para o projeto, pontuaram as empresas.

Veja também

  • O que Pat Dorsey e a Supreme podem ensinar sobre moats
  • Com 562% de alta, ação fora do Ibovespa bate a maior alta do índice
  • Aos 29, filho de Semenzato conta como deixou o tênis e assumiu holding do pai
  • Cosan e Rumo anunciam mudanças de executivos de RI e estratégia
  • Petróleo e Petrobras salvam Ibovespa de cair abaixo de 101 mil pontos; entenda

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.