Siga nossas redes

Negócios

Itaú assina acordo para aquisição da corretora digital Ideal

O Itaú pagará cerca de R$ 650 milhões por uma participação de 50,1% na Ideal e terá o direito de adquirir os 49,9% restantes após cinco anos.

itaú unibanco

O Itaú Unibanco (ITUB3, ITUB4) disse nesta quinta-feira (13) que chegou a um acordo para adquirir a corretora digital Ideal, segundo fato relevante.

O Itaú pagará cerca de R$ 650 milhões por uma participação de 50,1% na Ideal e terá o direito de adquirir os 49,9% restantes após cinco anos.

Segundo o Itaú, a aquisição permitirá, entre outros fatores, “a oferta de produtos e serviços financeiros em modelo B2B2C”, a aceleração da entrada no mercado de agentes autônomos de investimentos e o aperfeiçoamento na distribuição de produtos de investimentos para clientes pessoas físicas.

Criada em 2019, a Ideal fornece infraestrutura para operações eletrônicas e acesso direto ao mercado para investidores.

“Na prática, clientes de diversos segmentos do banco, como iti, íon ou mesmo a Itaú Corretora, poderão ter acesso aos mesmos produtos nas plataformas que preferirem”, disse o presidente-executivo do Itaú Unibanco, Milton Maluhy.

O Itaú afirmou que a Ideal seguirá operando como uma entidade separada do restante do grupo.

O Itaú comprou 49,9% da XP em 2018 e planejava assumir o controle da empresa alguns anos depois, mas o Banco Central impediu a transação por questões de defesa da competição. Depois disso, o Itaú decidiu entregar as ações da XP diretamente a seus acionistas principalmente para evitar potenciais conflitos de interesse entre as duas instituições.

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.