Siga nossas redes

Negócios

Spotify fecha escritório na Rússia em resposta a ataque à Ucrânia

Streaming disse que revisou milhares de conteúdos desde o início da guerra e restringiu a apresentação de programas pertencentes e operados pela mídia estatal russa.

spotify
Smartphone e um fone de ouvido são vistos na frente de uma projeção de tela de um logotipo do Spotify / 01/04/2018 REUTERS/Dado Ruvic

O Spotify (S1PO34) disse na quarta-feira (2) que fechou seu escritório na Rússia indefinidamente em resposta ao que a plataforma de streaming de áudio descreveu como “ataque sem motivo à Ucrânia” por Moscou.

Desde julho de 2021, a legislação russa sancionada pelo presidente Vladimir Putin obrigou empresas estrangeiras de mídia social com mais de 500.000 usuários diários a abrir escritórios locais ou estarem sujeitas a restrições tão severas quanto proibições definitivas. Antes do prazo de março, apenas algumas empresas, incluindo o Spotify, cumpriram.

“Nossa primeira prioridade na semana passada foi a segurança de nossos funcionários e garantir que o Spotify continue a servir como uma importante fonte de notícias globais e regionais em um momento em que o acesso à informação é mais importante do que nunca”, disse o Spotify em um comunicado.

O Spotify disse que revisou milhares de conteúdos desde o início da guerra e restringiu a apresentação de programas pertencentes e operados pela mídia estatal russa.

No início desta semana, também removeu todo o conteúdo da mídia estatal RT e Sputnik do Spotify na União Europeia, Estados Unidos e outros mercados ao redor do mundo, exceto a Rússia, seguindo passos semelhantes do Facebook, da Meta, e Twitter.

O Sputnik disse na quarta-feira por e-mail que “quaisquer restrições aos membros da imprensa são censura flagrante e o exemplo mais sujo de violação da liberdade de expressão”.

A RT disse no início desta semana que as empresas de tecnologia que o removeram não citaram nenhum problema com sua cobertura.

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.