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Volume da B3 fica menor durante a Copa, diz BofA; conheça mitos e verdades

Estrategistas do banco explicam o impacto do Mundial sobre o consumo de energia e setores como varejo de bebidas e eletrônicos.

O volume de negócios na bolsa brasileira, a B3, deve cair durante os jogos da Copa do Mundo do Catar, que começa no próximo dia 20 de novembro. Esta é uma das constatações sobre a influência do campeonato no mercado financeiro, de acordo com um relatório produzido pelo Bank of America (BofA).

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Copa do Mundo (Crédito: Adobe Stock)


No documento, os estrategistas do banco David Becker e Paula Andrea Soto levantaram oito mitos e verdades sobre o impacto da Copa na bolsa, nas empresas e na economia brasileira. 

Eles ressaltam que o mundial deste ano é diferente dos demais, pelo fato de acontecer perto do Natal, além de ser a primeira Copa após a pandemia e após meses de pagamento do Auxílio Brasil, que hoje está no valor de R$ 600 mensais. O primeiro jogo do Brasil acontece no dia 24 de novembro. Veja as datas das partidas.

Confira a seguir 8 mitos e verdades sobre o impacto da Copa do Mundo na economia, segundo o BofA:

1 – Volume da bolsa cai durante a Copa do Mundo


Verdade: Segundo os analistas do Bank of America, nos últimos 20 anos, o volume de negociação na bolsa brasileira ficou 17% abaixo da média durante os jogos do Mundial, em comparação aos três meses anteriores aos jogos. Em dias de jogos do Brasil, o volume é ainda mais baixo: 36% a menos que nos três meses que antecedem o campeonato.

A queda foi mais acentuada em 2014, quando o Brasil sediou os jogos. Naquela época, a B3 fechou o pregão no primeiro jogo do Brasil e encerrou mais cedo nos outros dias de jogo do Brasil. A B3 também reduziu o horário de negociação em 2002 e 2006. Embora não tenham sido feitas alterações no horário de negociação em 2010 e 2018, o volume de negociação permaneceu significativamente menor.

“Não esperamos que a queda no volume de negócios durante a Copa do Mundo seja significativa para os resultados da B3, nem deve impulsionar o desempenho geral do mercado, em nossa opinião”, destacaram os estrategistas do BofA.

A B3 anunciou que o pregão não será interrompido nem terminará mais cedo nos jogos de 2022.

2 – Consumo de energia é menor durante os jogos do Brasil

Verdade: De acordo com o BofA, o consumo de energia recuou em até 20% em comparação a dias normais da semana durante as partidas da seleção brasileira nas duas últimas edições da Copa do Mundo.

Ainda assim, os estrategistas do banco acreditam que o impacto sobre as empresas do setor de energia tende a ser limitado ao tempo de duração dos jogos, ao redor de 2 horas – o equivalente a 0,02% do total de horas no ano ou 0,16%, se forem consideradas as sete possíveis partidas que o Brasil pode disputar.

3 – Copa beneficia as vendas da Ambev no 4º tri

Verdade: Os estrategistas do BofA esperam que a Copa de 2022 no Catar impulsione as vendas de cerveja no quarto trimestre, mas isso não deve ser um “divisor de águas” para as varejistas de bebidas.

“Os volumes devem ser sólidos, em parte porque os jogos estão sendo disputados durante o verão no Brasil pela primeira vez, a maioria das partidas ocorrerá às 16h e os consumidores devem lotar os bares. Em 2014, o Brasil sediou o evento e a Ambev (ABEV3) vendeu um adicional de cerveja equivalente a 1,5% das vendas anuais de cerveja no país”, diz o relatório.

De acordo com o BofA, apesar do aumento nas vendas, a Ambev deve ver as despesas aumentarem um pouco devido aos custos de marketing e maior uso de latas, que são mais caras para a empresa produzir do que garrafas. “Dessa forma, acreditamos que as vendas adicionais terão um efeito marginal com contribuição limitada para a lucratividade”, observaram David e Paula.

4 – Copa é ótima para vendas de aparelhos eletrônicos

Mito: De acordo com o relatório do BofA, TVs de tela plana tendem a ser itens de baixa margem de lucro para as varejistas. A maior parte da lucratividade vem do financiamento ao consumidor, com margem mais alta e garantias estendidas. Espera-se também que os horários dos jogos reduzam o tráfego de pedestres nas lojas, mitigando qualquer aumento das grandes vendas para os varejistas de eletrônicos, segundo o banco.

5 – Consumidores não saem da casa durante a Copa

Verdade: Embora os shopping centers no Brasil sejam uma fonte importante de entretenimento, eles não podem competir com as partidas da Copa do Mundo, diz o relatório. “Acreditamos que haverá uma redução considerável no tráfego de pedestres mesmo com os shoppings abertos”, preveem os estrategistas do Bank of America. 

Eles observam que as operadoras mencionam uma redução histórica de vendas em dias de jogo da Copa de até 50%, dependendo da categoria e horário de jogo, pois as compras em shoppings tendem a ser de oportunidade. 

Segundo o BofA, o mesmo vale para as construtoras, já que durante o campeonato, os estandes de vendas tendem a ficar mais vazios em dias de jogos. “No entanto, os compradores muitas vezes apenas adiam suas compras, já que as casas são (geralmente) compras planejadas. Portanto, vemos um impacto geral limitado em shoppings e construtoras”, avaliam os estrategistas.

6 – Envios de embalagens são maiores em anos de Copa

Verdade: As remessas de mercadorias são 12% maiores, em média, durante os anos de Copa do Mundo, em comparação com os três anos anteriores, de acordo com o relatório.

Segundo o banco, a demanda tende a ser impulsionada por vendas mais fortes de produtos como camisas da seleção, bolas de futebol, TVs, alimentos e cerveja. Outro fator, diz o BofA, é que as Copas do Mundo coincidem com as eleições nacionais brasileiras, o que também é importante para a demanda de papel e cartão. 

“No entanto, quando olhamos para os anos em que há apenas eleições locais, o que ocorre sempre no meio dos ciclos da Copa do Mundo, as remessas tendem a ficar 2% abaixo da média dos anos fora da Copa. Isso sugere que a Copa do Mundo é um impulsionador muito mais significativo da demanda por embalagens do que as eleições”, concluem os estrategistas do banco.

 7 – Vendas de TV por assinatura e internet aumentam muito na Copa

Mito: Embora possa acontecer um aumento marginal nas vendas de pacotes de TV e internet, os estrategistas do Bank of America não esperam que isso tenha um impacto significativo nas receitas das operadoras de telecomunicações, especialmente porque os consumidores podem se beneficiar de ofertas de pay-per-view pontuais. Além disso, eles observam que muitos eventos esportivos são transmitidos por serviços de streaming, que podem se adequar melhor à demanda do consumidor.

8 – Cirurgias eletivas caem drasticamente na Copa

Mito: De acordo com o BofA, pelo sob um ponto de vista, não há evidências de que isso aconteça. Os estrategistas usam como exemplo dados mostrando o número de clientes atendidos pela rede de saúde do Fleury (FLRY3) de 2010 a 2018, apontando para uma diferença limitada no número de clientes durante os eventos da Copa do Mundo. “Embora esperemos uma redução temporária em alguns procedimentos específicos, não vemos impacto relevante nos fundamentos da empresa”, apontaram no relatório.

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