Siga nossas redes

Morning Call: dia marcado pelo início de reuniões de BCs no Brasil e EUA

Os principais fatos que podem impactar os mercados e uma breve análise do nosso índice Bovespa.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 3 min

Bolsa de valores

Cenário Global e de Bolsa de Valores

Os mercados da China continental estão fechados devido a um feriado. As negociações serão retomadas na quinta-feira.

As ações de Hong Kong deram sequência nesta terça-feira aos ganhos da sessão anterior, com o HSBC subindo depois que seu maior acionista, o gigante de seguros chinês Ping An, pediu o desmembramento do banco com sede em Londres. O Índice Hang teve leve alta de 0,06%, enquanto o Hang Seng China fechou em baixa de 0,43%.

A cautela dava o tom nos mercados europeu e norte-americano no início desta terça-feira antes de reuniões de política monetária nos Estados Unidos. As ações mundiais subiam e o rendimento do Treasury de 10 anos permanecia acima de 3%, com os investidores se preparando para a maior alta de juros pelo Fed desde 2000.

Na abertura, Londres operava em alta de -0,79%; Frankfurt, +0,06%; Paris, +0,13% e Madrid, +1,21%. Já os futuros americanos: Dow Jones (-0,44%), S&P 500 (-0,42%), Nasdaq (-0,42%); Petróleo: Brent a USD 105,93 (-1,53%); WTI a USD 103,47 (-0,62%); Ouro: -0,23%; USD 1.859,10 a onça-troy.

Cenário no Brasil e Ibovespa

No Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central dá início à sua reunião, no dia em que os servidores da autarquia devem retomar a greve. Na véspera, o BC informou que as reuniões do Copom terão a partir deste mês mais tempo para apresentações técnicas sobre conjuntura econômica.

Na cena política, os investidores devem ficar atentos a uma reunião entre o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e um grupo de senadores com os presidentes do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, e do Tribunal Superior Eleitoral, Edson Fachin, após uma série de ataques do presidente Jair Bolsonaro e manifestações no fim de semana contra a cúpula do Poder Judiciário.

Já entre os resultados corporativos, estão previstos os números de: Marfrig, Klabin, XP, Tim, Raia Drogasil e Cielo.

O dólar voltou a registrar firme alta contra o real nesta segunda-feira, encerrando o dia em +2,58%, a R$ 5,07.

O Ibovespa encerrou o dia em queda de 1,10%, a 106.638 pontos. O volume financeiro foi de R$ 28,5 bilhões.

Do ponto de vista técnico de longo prazo, com o domínio da força vendedora, o Ibovespa fechou abaixo da importante região de suporte da média móvel exponencial de 55 períodos, aos 112.350 pontos, o que não demonstra um cenário interessante para uma continuidade altista. O afastamento das médias (9 e 21 períodos), agora do ponto de vista baixista, pode trazer um movimento de retorno às médias essa semana, conhecido na análise técnica como repique. Para o principal índice da B3 iniciar a reversão de movimento, é crucial encerrar esta semana acima dos 114.200 pontos.

No curto prazo o IBOV tem suporte na região dos 100.000 pontos ou 102.100 pontos com um viés mais conservador.

Indicadores econômicos e eventos
BRA

09:00 – Produção Industrial (Anual) (Mar)09:00 – IPCA-15 (Mensal) (Abr)

EUA
11:00 – Ofertas de Emprego JOLTs (Mar)

EUR
10:00 – Discurso de Christine Lagarde, Presidente do BCE