Siga nossas redes

Análise

Morning Call: comando da Petrobras segue no foco desta terça-feira

Os principais fatos que podem impactar os mercados e uma breve análise do nosso índice Bovespa.

Logo da empresa de petróleo, Petrobras, no Rio de Janeiro
Logo da empresa de petróleo, Petrobras, no Rio de Janeiro, Brasil. 16/10/2019 REUTERS/Sergio Moraes

Cenário Global e de Bolsa de Valores

Mercado Asiático

O índice japonês Nikkei encerrou em alta nesta terça-feira em uma sessão agitada, acompanhando a força em Wall Street, embora a cautela do investidor com o cenário corporativo tenha limitado os ganhos.

O Nikkei avançou 0,19%, a 27.787,98 pontos, depois de chegar a cair 0,26% mais cedo na sessão.

Mercado Europeu

O crescimento empresarial da zona do euro foi impulsionado no mês passado com a reabertura das economias após a variante Ômicron do coronavírus, de acordo com o PMI. O levantamento, entretanto, mostrou que o aumento dos custos da energia e a invasão da Ucrânia pela Rússia ameaçam a recuperação.

O FTSE em Londres opera em leve baixa de 0,18%, o DAX na Alemanha em baixa de 0,60%, o CAC de Paris também opera em baixa de 1,57% e o IBEX de Madri em alta de 0,44%.

Mercado Norte Americano

Os principais índices de Wall Street subiram na segunda-feira, impulsionados por ações de tecnologia e crescimento e por um salto do Twitter após Elon Musk revelar sua participação na empresa, em meio a sinais de alerta no mercado de títulos e de possíveis novas sanções contra a Rússia por causa da guerra na Ucrânia

Futuros: Dow Jones (-0,26%), S&P 500 (-0,27%); Petróleo: Brent (+1,08%), WTI (+1,21%); Ouro (-0,34%).

Cenário no Brasil

A situação do comando da Petrobras segue no foco nesta terça-feira, dia em que o presidente Jair Bolsonaro se encontra com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

O economista Adriano Pires desistiu de ocupar o cargo de presidente-executivo da Petrobras, diante de dificuldades relacionadas a conflitos de interesses para comandar a estatal e suas atividades de consultoria, confirmou o governo em nota do Ministério de Minas e Energia (MME) nesta segunda-feira.

Ibovespa

Nesta segunda-feira, o principal índice da bolsa brasileira registrou leve baixa de 0,24% aos 121.180 pontos. O volume financeiro foi de 21,6 bilhões de reais.

Do ponto de vista técnico de longo prazo, embora o distanciamento das médias (9 e 21 períodos) esteja indicando um movimento corretivo ou lateralizado, a força compradora das últimas semanas está indicando uma movimentação rumo ao topo histórico. Vale lembrar que no curto prazo ainda existem pontos de resistências em: 120.860, 126.600 e 129.600 pontos. Os pontos de resistência são barreiras onde o preço encontra pressão vendedora com mais intensidade e isso pode impedir ou dificultar a ultrapassagem dos preços por essas regiões, por isso são chamados de resistência.

Fonte: TradingView

Indicadores econômicos e eventos
BRA

10:00 – PMI de do Setor de Serviços Markit (Mar)

EUA
11:00 – PMI ISM Não-Manufatura (Mar)
17:30 – Estoques de Petróleo Bruto semanal API

CNY
Feriado – Festival Ching Ming

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.