Siga nossas redes

Análise

Morning Call: mercado de títulos indica problemas econômicos nos EUA

Os principais fatos que podem impactar os mercados e uma breve análise do nosso índice Bovespa.

Operador na bolsa de valores de Nova York, EUA 30/06/2021 REUTERS/Brendan McDermid

Cenário Global e de Bolsa de Valores

Mercado Asiático

As ações da China fecharam em alta nesta quarta-feira, com o setor imobiliário liderando os ganhos e os operadores esperando mais medidas de estímulo por parte do governo chinês.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, subiu 2,9%, enquanto o índice de Xangai teve ganho de 1,96%.

Mercado Europeu

O mercado europeu recuava nesta quarta-feira após três sessões seguidas de ganhos, com os investidores dando uma pausa para fazer um balanço do resultado das discussões de paz entre Rússia e Ucrânia.

O FTSE em Londres opera no zero a zero +0,02%, o DAX na Alemanha em baixa de 1,24%, a IBEX de Madri opera em baixa de 0,58% e a CAC de Paris também opera em baixa de 0,78%.

Mercado Norte Americano

No cenário norte-americano os investidores em títulos estão apostando que o aperto agressivo da política monetária do Fed pode prejudicar a maior economia do mundo no longo prazo, e isso foi sinalizado nesta terça-feira, após a inversão da curva de rendimento entre os Treasuries de dois e 10 anos.

Nas últimas décadas, uma curva de Treasuries invertida foi seguida por recessão dentro de dois anos, incluindo a de 2020, causada pela pandemia de Covid-19.

Futuros: Dow Jones (-0,23%), S&P 500 (-0,28%); Petróleo: Brent (+2,51%), WTI (+2,50%); Ouro (+0,34%).

Cenário no Brasil

Por aqui, o dia está repleto de dados macroeconômicos, como os de confiança de serviços, IGP-M, preços ao produtor, dívida e resultado do governo central.

Ibovespa
Nesta terça-feira, o principal índice da bolsa brasileira registrou a maior alta desde 27 de agosto do ano passado, encerrando o pregão em +1,07% aos 120.014 pontos. O volume financeiro foi de 32,6 bilhões de reais.

Do ponto de vista técnico de longo prazo, embora o distanciamento das médias (9 e 21 períodos) esteja indicando um movimento corretivo ou lateralizado, a força compradora das duas últimas semanas está indicando uma movimentação rumo ao topo histórico.
Vale lembrar que, no curto prazo ainda existem pontos de resistências em: 120.860, 126.600 e 129.600 pontos. Os pontos de resistência são barreiras onde o preço encontra pressão vendedora com mais intensidade e isso pode impedir ou dificultar a ultrapassagem dos preços por essas regiões, por isso são chamados de resistência.

Fonte: TradingView

Indicadores econômicos e eventos
BRA

08:00 – IGP-M (Mensal) (Mar)

EUA
09:15 – Variação de Empregos Privados ADP (Mar)
09:30 – PIB (Trimestral) (Q4)
11:30 – Estoques de Petróleo Bruto

CNY
22:30 – PMI Industrial (Mar)

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.