Siga nossas redes

Análise

Morning Call: nova rodada de sanções a caminho

Ibovespa sobe, com otimismo sobre negociações entre Ucrânia e Rússia; dólar cai
Bandeiras de Rússia e Ucrânia sobre mesa antes de conversações em Belarus 28/02/2022 Sergei Kholodilin/BelTA/Divulgação via REUTERS

Cenário global de bolsa de valores

Os mercados globais começam a semana em um ritmo positivo com as bolsas da Europa em alta em grande maioria em reflexo à notícia de que os EUA irão liberar o petróleo de suas reservas enquanto a União Europeia discute novas sanções econômicas contra a Rússia após os registros de corpos de civis na cidade de Bucha registrada por veículos da imprensa internacional.

No começo da segunda, as bolsas reagem com Alemanha: +0,05%, Reino Unido: +0,29%, França: +0,27%, Espanha: -0,62% e o índice Euro Stoxx: +0,18%.

Na Ásia, as bolsas da China e Taiwan não tem pregão devido ao feriado do Festival Qingming, enquanto o restante das bolsas começam a semana positivas acompanhando o bom desempenho das empresas de tecnologia. O desempenho foi Hang Seng: +2,10%, Índia: +2,17% e Coréia do Sul: +0,66%.

As commodities estão em leve alta com Ouro: +0,38%, Petróleo Brent: +0,50% (US$ 104,90%), Petróleo WTI: +0,62% (US$ 99,88), Milho: +1,35%. Os pré mercados dos EUA tem Nasdaq: +0,37%, S&P 500: +0,18% e Dow Jones: +0,04%.

Cenário no Brasil

Alguns relatórios e dados normalmente divulgados pelo Banco Central como o relatório Focus e a Balança Comercial semanal não devem ser divulgados nos dias convencionais devido a greve de funcionários do Banco Central iniciada na sexta feira.

A atenção do mercado também se volta aos novos indicados pelo governo para cargos na Petrobrás. Adriano Pires, economista indicado para substituir o general Silva e Luna no cargo de presidente da Petrobrás continua a ser analisado pelo TCU para que um eventual conflito de interesses seja investigado pela participação da Pires da iniciativa privada no Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE). Caso a indicação seja liberada, os acionistas devem votar pela indicação na assembleia da empresa para 13 de abril.

Já Rodolfo Landim abriu mão do cargo no Conselho de Administração da Petrobrás alegando que irá focar esforços na presidência no Flamengo que deve gerar uma nova indicação pelo governo para o cargo na estatal.

Ibovespa

O índice continuou a subir na semana passada e atingiu os 121.570,15 pontos superando com folga a média móvel de 200 períodos em um primeiro momento. O patamar dos 115.000 pontos deve servir como zona de suporte caso haja alguma correção de curto prazo.

Fonte: TradingView

Indicadores econômicos e eventos

Brasil
BC adia divulgação do Boletim Focus devido à greve dos servidores da autarquia
IPC deve acelerar a 1,23% em março
EUA
Encomendas à indústria em fevereiro
Reino Unido
Presidente do BoE, Andrew Bailey, discursa na Conferência Pare Golpes, organizada pelo BoE (6h05)
Dirigente do BoE Jon Cunliffe participa de seminário no Centro Europeu para Economia e Finanças (11h)
Japão
PMI composto final e PMI serviços de março

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.