Siga nossas redes

Análise

Morning Call: petróleo dispara com crise na Ucrânia; Brasil tem pregão reduzido

Os principais fatos que podem impactar os mercados e uma breve análise do nosso índice Bovespa.

Ilustração de um mão com o celular verificando gráficos do Ibovespa mercado financeiro

Cenário Global e de Bolsa de Valores

Mercado Asiático

As ações da China fecharam em baixa nesta quarta-feira, com as fabricantes de veículos a nova energia liderando as perdas conforme os investidores descartam ações com valorizações maiores, enquanto as preocupações com o impacto de sanções agressivas contra a Rússia também pesaram no sentimento.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, caiu 0,89%, enquanto o índice de Xangai teve perda de 0,13%.

Mercado Europeu

As ações europeias devolveram perdas nesta quarta-feira, mesmo com a alta dos preços das commodities alimentando preocupações sobre a inflação, no momento em que sanções duras contra a Rússia em resposta a sua invasão da Ucrânia têm efeito de contágio no resto do mundo.

O FTSE em Londres amanheceu em alta de 0,84%, o DAX na Alemanha em alta de 0,48%, a IBEX de Madri opera em alta de 1,36% e a CAC de Paris opera também em alta de +0,87%.

Mercado Norte Americano

Wall Street fechou em forte queda na terça-feira, com as ações financeiras sendo as mais afetadas pelo segundo dia seguido diante do aprofundamento da crise entre Rússia e Ucrânia, em meio ao nervosismo entre os investidores.
Os preços do petróleo dispararam, com o Brent tocando 113,02 dólares por barril, máxima desde 2014, enquanto a commodity negociada nos EUA chegou perto de ultrapassar seu pico de 2013. Esses movimentos exacerbavam as preocupações de uma estagflação na economia global.

Futuros: Dow Jones (+0,75%), S&P 500 (+0,78%); Petróleo: Brent (+5,63%), WTI (+5,38%); Ouro (-0,81%).

Cenário no Brasil

Os mercados nacionais abrem mais tarde nesta Quarta-Feira de Cinzas, a partir das 13h, com o ministro da Economia, Paulo Guedes, ainda nos Estados Unidos para reuniões com investidores.

Os mercados devem reagir à decisão do governo de reduzir as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 25% para todos os produtos com exceção de tabaco, enquanto seguem de olho na votação no Senado de dois projetos que visam conter a alta dos preços dos combustíveis.

Ibovespa

O principal índice da bolsa brasileira acelerou na última hora e fechou a sexta-feira pré-feriado em alta, apoiado pela Vale, embora com os mercados globais atentos aos desdobramentos da guerra na Ucrânia. O Ibovespa fechou em alta de 1,39% nesta quinta-feira aos 113.141 pontos. O volume financeiro do pregão foi de R$39,5 bi.

O IBOV segue o movimento, iniciado em janeiro, na direção de uma possível reversão da tendência de baixa de longo prazo. No gráfico semanal, está se mantendo acima de uma importante região de suporte da Média Móvel Exponencial de 55 períodos (MME55), aos 111.640 pontos. O movimento de regressão à Média Móvel Exponencial de 9 períodos (MME9) aos 110.753 também corroboram para a continuidade de uma retomada de alta.
No curto prazo, analisando o gráfico diário, o IBOV encerrou o último pregão da semana passada acima da MME9 que está localizada na região dos 112.695, mais uma região de resistência sendo rompida, o que facilita um movimento altista para esta semana.

Indicadores econômicos e eventos
BRA
Boletim Focus  – 14h 

EUA
Variação de Empregos Privados ADP (Fev) – 10h
Depoimento de Powell, Presidente do Fed  – 12h
Estoques de Petróleo Bruto – 12:30h

EUR
IPC (Anual) (Fev) – 7h
Discurso de Luis de Guindos, do BCE –  8h
Discurso de Christine Lagarde, Presidente do BCE – 11:30h

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.