Siga nossas redes

Cafeína

Quanto um CDB deve remunerar a mais que uma LCI ou LCA para valer a pena?

As Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio são isentas de IR, diferentemente dos CDBs. No entanto, outros fatores devem ser levados em consideração.

Entre os investimentos que não têm incidência de imposto de renda, estão: poupança, LCI (Letras de Crédito Imobiliário), LCA (Letras de Crédito do Agronegócio), CRI (Certificados de Recebíveis Imobiliários), CRA (Certificados de Recebíveis do Agronegócio) e debêntures de infraestrutura. Há também aqueles que têm uma parte  tributada e outra não, como os rendimentos dos fundos imobiliários e os dividendos das ações.

O exemplo clássico de comparação entre investimentos com e sem imposto de renda são os CDBs e as Letras de Crédito (imobiliário ou do agronegócio). Estes são investimentos similares, tendo como principal diferença a cobrança de imposto.

Logo, para que um CDB seja vantajoso, ele deve pagar mais do que uma LCI ou LCA. Para saber quanto a mais, a resposta depende da tabela regressiva do imposto de renda, que define o tamanho do desconto de imposto que o CDB terá. Quanto menor o tempo investido, maior o desconto. Em até seis meses incide a maior faixa de tributação, de 22,5% o que pode chegar até 15% caso o investidor mantenha seu recurso investido por um período de dois anos.

Um CDB bruto deve ser igual ao rendimento da LCI menos a alíquota de imposto de renda. Comparando com uma LCI que remunere 5% ao ano, para valer a pena investir em um CDB, este deve pagar ao investidor uma taxa de 6,45% para uma tabela regressiva de seis meses.

Veja neste Cafeína a conta a ser feita antes de optar entre um ativo e outro e o que deve ser levado em consideração.

Veja também:

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.